OS PILARES FUNDAMENTAIS DAS EMPRESAS - Parte 2
Como publiquei há algumas semanas atrás, os Pilares Fundamentais de qualquer Empresa ou Corporação, são: 1) GENTE; 2) Processos / Sistemas; e, 3) Estrutura de Capital. Como já havia dito, para que não fique um texto muito extenso, decidi dividir este artigo em três textos, publicados em momentos diferentes. No primeiro artigo, publicado em janeiro/20, abordei o pilar GENTE, e, neste – artigo – vamos focar no Pilar Processos.
O Pilar Fundamental: Processos, é muito importante para permitir uma visão holística e organizada da empresa, entendendo a dinâmica dos Processos decisórios e de execução.
Entender o Começo, Meio e Fim de cada processo, contribuirá muito para definir uma adequada Estrutura Organizacional, assim como os Papéis e Responsabilidades de cada colaborador, garantindo que cada etapa (começo, meio e fim) do processo seja cumprida, sem deixar lacunas, e ao mesmo tempo, evitando duplicidade, retrabalhos e erros.
Eu acredito que todo trabalho de revisão de Estrutura Organizacional, precisa – mandatoriamente – estar baseado na revisão de Processos. O conjunto de Processos de uma empresa, definem o seu “Jeito de Fazer”. A estrutura organizacional deve ser uma consequência – do Jeito de Fazer – e não o contrário. Qualquer revisão de Estrutura Organizacional, ou ainda, trabalhos de reestruturação, redução de despesas, busca de ganhos de eficiência, etc., só terão sucesso se forem baseados e consequentes de uma revisão de Processos. Não se pode – ou pelo menos não se deve – fazer ajustes, reduções ou reestruturações, sem redefinir ou ajustar o “Jeito de Fazer”, pois, a empresa, provavelmente terá de recontratar recursos, dado que as atividades deixarão de ser executadas, ou, no mínimo a empresa experimentará uma redução importante do seu nível de serviço, que – por sua vez – se e quando percebida pelo Cliente, impactará os resultados negativamente!
Os Processos – de qualquer empresa – devem ser simples, objetivos, completos, claros, eficazes e eficientes. Idealmente, todos os envolvidos devem conhecer o Processo inteiro, para assim, entender melhor a relevância de seu trabalho.
Nas Empresas de Varejo é vital que se tenha Processos muito simples e muito objetivos, dado que o Varejo precisa ter uma estrutura de despesas e custos muito baixos e muita agilidade para se “movimentar”, tendo em vista que as margens – em geral – são muito baixas e que seu ciclo de negócio é muito rápido. Com a estrutura de Processos, pode-se implementar os KPI’s – Key Process Indicators (indicadores chave dos Processos), que são fundamentais para monitorar – de forma vigilante – a execução dos Processos, além de poder suportar as decisões de gestão, ajustar rumos e eliminar desvios. A Estrutura de KPI’s poderá ser usada, também, para permitir a implementação de um sistema de meritocracia, com bônus anuais baseados em indicadores (KPI’s), que reflitam de forma transparente e eficaz o atingimento das metas.
Finalmente, uma Estrutura de Processos simples e objetiva, pode contribuir de forma essencial, para a empresa ter sucesso de forma sustentável e lucrativa, garantindo controle efetivo de despesas e custos, bem como, agilidade nos Processos decisórios e permitindo o monitoramento vigilante da execução, . Além disso, sempre que for necessário fazer ajustes, revisões ou reestruturações, com o objetivo de maximizar os resultados, a análise da Estrutura de Processos permitirá que se faça isso de forma efetiva e organizada, ajustando-se em primeiro lugar o “Jeito de Fazer”, e não simplesmente, cortar recursos de forma aleatória.
Enéas Pestana – Sócio Fundador – Enéas Pestana & Associados
Empresário
4 aEsse profissional eu confio. Teve uma bela carreira no GPA como vice e presidente da empresa com trabalhos excepcionais. Elevou o nível profissional enormemente da GPA.
CFO l Diretor Financeiro | FP&A | Turnaround | M&A | Reestruturação Financeira |
4 aExcelente abordagem!
CEO / CFO
4 aBoa Eneas
Representante Comercial
4 aMuito bom Enéas Pestana!