OS PRINCIPAIS AÇOS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
O aço representa um dos materiais que contribuíram significativamente para a evolução tecnológica da humanidade, propiciando modernização das cidades e o crescimento econômico. O Brasil, atualmente, está entre os dez maiores produtores mundiais de aço, e particularmente na construção civil o aço é uma das principais matérias-primas.
Particularmente na construção civil, o aço representa uma das principais matériasprimas, com inúmeras aplicações, tais como armaduras de concreto, fundações, pontes, viadutos, estruturas metálicas e o setor é um grande consumidor dos produtos derivados das usinas siderúrgicas.
Os aços utilizados na construção civil, os chamados aços estruturais, são aqueles que, devido à suas propriedades de resistência, ductilidade, entre outras, são adequados para a utilização em elementos que suportam cargas. São apresentados nas normas de dimensionamento NBR 8800, AISC/LRFD e AISI/LRFD e são classificados em diversos tipos.
Os principais elementos estruturais de uma construção civil, de acordo com Pinheiro (2007), são:
Lajes: são placas que, além das cargas permanentes, recebem as ações de uso e as transmitem para os apoios, travam os pilares e distribuem as ações horizontais entre os elementos de contraventamento.
Vigas: são barras horizontais que delimitam as lajes, suportam paredes e recebem ações das lajes ou de outras vigas e as transmitem para os apoios.
Pilares: são barras verticais que recebem as ações das vigas ou das lajes e dos andares superiores as transmitem para os elementos inferiores ou para a fundação. A fundação são elementos como blocos, radier, sapatas e estacas que transferem os esforços para o solo.
O aço CA-25 é pouco utilizado, tem superfície obrigatoriamente lisa e é fabricado através de laminação a quente.
O aço CA- 50 é muito utilizado, tem a superfície nervurada e é fabricado através do processo de laminação a quente. Este tipo de aço apresenta capacidade de soldabilidade com ótimo dobramento e alta resistência 10 .
O aço CA-60 é utilizado em meia escala, tem superfície nervurada e é fabricado através do processo de trefilação.
Aços utilizados em estruturas metálicas, pontes, viadutos e fundações
Os aços comumente recomendados para utilização em estruturas metálicas, pontes, viadutos e fundações são os aços de alta resistência e baixa liga. Este tipo de material, conforme a CCBA (2014), apresenta elevada resistência à corrosão atmosférica. Enquadrados em diversas normas, tais como as normas brasileiras NBR 5008, 5920, 5921 e 7007 e as norte-americanas ASTM A242, A588 e A709, que especificam limites de composição química e propriedades mecânicas, estes aços têm sido utilizados no mundo inteiro na construção de pontes, viadutos, silos, torres de transmissão de energia, etc. A grande vantagem dos aços de alta resistência e baixa liga, além de dispensarem a pintura em certos ambientes, é possuírem uma resistência mecânica maior que a dos aços carbono. Em ambientes extremamente agressivos, como regiões que apresentam grande poluição por dióxido de enxofre ou aquelas próximas da orla marítima, a pintura lhes confere um desempenho superior àquele conferido aos aços carbono.
Pós-Graduado em :Negócios e Marketing - Produção e Qualidade - Gerenciamentos de Projetos- Engenharia de Segurança do Trabalho- Petróleo e Gás- Meio Ambiente.
👉VAMOS CONVERSAR?
Me adicione no Linkedin
Me adicione no Skype:
Andréh.Stohler
Me envie e-mail:
andrestohler2017@gmail. com
Me ligue: ☎+55 37-99908-0484
Me chame no WhatsApp:
+5583-9814-14351
Engenheiro Andréh Stohler