Os Recursos Humanos e a Gestão 3.0
Há algumas gerações, o trabalho era visto apenas como provedor de sobrevivência financeira. O que o deixava mecânico e desanimador.
Com a chegada das evoluções em diversos setores, e para isso houve-se a necessidade de hierarquias a fim de organizar melhor as produções. Com isso os gestores passaram a buscar a evolução individual dos membros de suas equipes, acreditando que com o aumento na produtividade, tudo melhoraria. Onde tudo era ligado, desenvolvendo individualmente o grupo por um todo crescia, e dividia-se a responsabilidade do resultado grupal, pelos indivíduos.
Essas estratégias serviram até a geração X, pois as demais já criadas nesse novo milênio totalmente envolvidos na globalização fizeram mudar a visão e valores para adaptar-se. Constantes inovações, diversificações, democratizações e acima de tudo as incertezas de cenários econômicos críticos levaram as mudanças corporativas, onde empresas buscam tornarem-se mais saudáveis para seus funcionários. Onde uma “roda viva” de funcionários felizes e engajados atendendo os clientes melhores, trazem os resultados esperados.
Para se adequar a esse novo cenário, onde as diretrizes corporativas devem criar estratégias visando melhorar o clima e a saúde de seus funcionários, os RH´s precisam conhecer e aderir a nova gestão 3.0.
A Gestão 3.0 redesenha alguns organogramas, transforma gestores em líderes facilitadores, empodera times e ainda permite que as lideranças sejam compartilhadas. Essa gestão tira definitivamente as pessoas de suas zonas de conforto. O que desperta a famosa resistência que afeta muitas empresas.Segue alguns pontos específicos dessa gestão:
- Desenvolva competências e habilidades: as pessoas precisam serem capacitadas para as metas, então desenvolva competências e habilidades;
- Alinhe diretrizes: os funcionários devem sentir-se parte do todo, saber sua importância no resultado final.
- Comunique-se bem: Uma boa comunicação faz parte de toda empresa de sucesso, faça seus funcionários sentir que são sempre os primeiros a saberem dos passos da empresa no mercado.
- Melhoria contínua: comemore o sucesso, mas desenvolva em seu time a busca constante por melhorias. Nunca esteja 100% satisfeito com o resultado atual;
- Reconheça as pessoas: mantenha- as sem crescimento (desafios) e motivadas, elas são a parte mais importante da organização;
- Empodere o time: gere confiança para que o time se auto organize e avance;
- Crie metas desafiadoras: Metas desafiadoras faz com que todo o time cresça e o resultado sempre aumenta.
Os departamentos de RH´s têm um enorme desafio que é programar essa gestão, pois o maior impacto será na mudança de cultura e resistências as mudanças, que se tornaram vitais no atual cenário.
O planejamento ideal, o poder de persuasão e times fortes e abertos, tende a ajudar nessa implantação e melhoria nas organizações.