Os tempos mudam e nós também (mesmo sem perceber)

Estimada Rede,

Boa noite.

Não sou de fazer muitas publicações e muito menos uma deste tamanho mas por favor peço compreensão e atenção de todos.

Nos últimos tempos estive monitorando minha carreira. Afinal, sempre pensei ser um profissional de T.I. e em dado momento da minha vida eu era... (informações a seguir).

Tinha percebido que minha carreira havia sofrido uma estagnação e um loop:

Estagnação pois após certo período não havia crescimento vertical ou salarial, apenas os discídios e loop porque o ambiente muda, a empresa muda mas atividades são sempre "mais do mesmo"... precisava de desafios.

Formado em T.I., comecei fazer uma segunda graduação em Direito porque na minha cabeça, fazia na época e faz ainda hoje total sentido este curso, uma vez que atuando como Business Partner de T.I., fazendo análise de negócio, redução de custo e automação de atividades, minha visão abriu, meu tempo de resposta ficou muito reduzido e as soluções que eu conseguia produzir já traziam 'Compliance' aplicado.

Num mundo de T.I. cheio de metodologias, certificações, sopa de letrinhas e projetos com 5 empresas com funcionários alocados para cuidar de 2 ou 3 sistemas enormes e cada um no seu quadrado, os olhares atravessados me fuzilavam pois minha visão ficou sistêmica e transversal ou seja:

Chega de dar 'print' na tela e evidenciar que o erro não é seu na chamada de código e que o problema é do outro que está tratando uma requisição errado e ir embora sem ajudar o colega e vamos resolver o PROBLEMA DO CLIENTE? Sim, porque estamos todos no mesmo barco dependendo que o CLIENTE pague nossos salários?

Num mundo de muitos 'T-rex' (braços minúsculos que só fazem o feijão com arroz) ou ultra especialistas que só sabem fazer uma coisa só, esses comportamentos acabavam me irritando.

Entretanto, quando fazia entrevistas os recrutadores sempre falavam:

- Mas Direito e T.I... Exatas e Humanas... não tem nada a ver...

E eu pensava comigo: "Mas como nada a ver?"

Ou perguntavam:

- Porque te contrataria se você vai advogar?

E eu pensava comigo: "Saber das leis que utilizamos DIARIAMENTE (mesmo sem saber) é obrigação de todos... só estuda Direito quem vai advogar ou virar promotor, delegado ou juiz?"

Então eu tinha que ficar explicando tudo de novo para o entrevistador entender... enfim...

Precisava fazer uma pós e já que os entrevistadores não estavam entendendo um curso de humanas e um de exatas, então, vamos fazer uma pós de exatas pra ajudar:

Entrei pro MBA na USP em Gestão de Projetos... 18 meses de MUITA metodologia (5 pelo menos)... Tempo de carreira e etc e tal...

Saia para as entrevistas todo confiante e então aparecia outra pergunta: Tem PMP?

Pensava comigo:

"Oi? Ou você não leu meu currículo ou não sabe o que perguntou.

Eu passei 18 meses estudando projetos, mais de uma metodologia, tenho uma certificação ACADÊMICA que SEI gerenciar projetos (fora tempo de carreira)... posso DAR AULA na faculdade e em cursos preparatórios, inclusive pra quem quer tirar o PMP e você pergunta pra mim se eu fiz uma prova não reconhecida pelo MEC? E que meu emprego depende disso?

PMP: Certificação Profissional, apenas. É internacional, ok, mas isso não muda muita coisa. A certificação diz apenas que você conhece a metodologia, e só.

MBA: Curso de Especialização com valor acadêmico, somente detentores de nível superior podem tê-lo. É devidamente reconhecido pelos órgãos de educação nacional e em muitos países o título de Master Business é tratado como e tem peso de Mestrado.

Acho muito complicado alguém dizer que o PMP vale mais que um MBA e filtrar candidatos com ou sem PMP e preferir PMP´s. Eu me recuso! Isso é falta de conhecimento do que estão solicitando ao candidato.

Afinal, com um pouco de boa vontade é possível revirar o PMBOK 5° edição de capa à capa em 6 meses (1/3 apenas do MBA).

E o outro 1 ano de estudos complementares e outras metodologias, fica onde?

Business Partner de RH serve justamente para frear os delírios do solicitante, oras! Mas, quando algo vira moda, mesmo sendo um completo absurdo, todo mundo finge que acha bonito e aceita só pra não ficar 'de fora' da onda... afinal somos animais sociais e buscamos aceitação, não é verdade?

Você contrataria um suposto médico que estudou numa escola não reconhecida pelo MEC e que fez um curso extracurricular sobre medicamentos e tem um certificado disso? Você tomaria um remédio receitado por um 'profissional' deste nível?

Esta é a analogia, sim, porque PMP é uma certificação EXTRAcurricular... sem valor legal algum pra qualquer finalidade.

Faça um concurso público e se classificado mostre o certificado PMP pra ver se você ganha pontos na categoria 'títulos' e consegue o cargo público ou, no caso de já ser funcionário público, mostre o certificado PMP pra entrar no programa de incentivo de ter pós-graduação e aumentar o salário.

Respondo: Nada vale o PMP. Sorry."

Enfim, após respirar fundo, respondia educadamente pro recrutador: Não...

Dias depois não avançava no processo. PMP´s avançam (conheço vários casos) ou não raro, a seleção nem leva em conta quem tem MBA de Gestão de Projetos...

De outro lado, também via publicações de supostos 'coachs' dando dicas aqui no LinkedIn, postando cases de recolocação... Você vai ler a legenda e não consegue: textos sofríveis! Incompreensíveis...Ortografia incorreta... lastimável.

Como um 'ser' deste consegue? Ou é muita cara de pau arriscando no mercado e quando alguém dá certo por uma iluminação divina o sujeito 'coach' pega carona... ou tem vários amigos nos RH´s e consegue indicações... Ou posta mentira... Não sei ao certo o que acontece.

Mas enfim, algo estava errado na minha carreira e busquei ajuda de um profissional.

Após MUITO outplacement... testes e mais testes... âncora de motivação, painel de habilidades e tal e tal... o veredicto: Não sou mais tão T.I. assim... afinal, com o passar dos anos meu perfil profissional ficou GENERALISTA e restou pouco do perfil puro de T.I.

Perfil profissional atual: Áreas administrativas ou financeiro, suporte estratégico de decisões, análise de negócios e melhoria contínua. T.I. agora só negócios ou dependendo da função, projetos.

Meu queixo caiu! O baque foi grande... Mas após uma reestruturação curricular, Vi que de fato era mais minha cara e meu momento.

Por isso, repaginei minha página e estou fazendo a divulgação do meu novo perfil e peço a ajuda de todos nas indicações.

Serão muito bem vindas e desde já agradeço.

Estou analisando propostas e com MUITO gás para (re)começar e, principalmente, CORAGEM pra mudar.

Vamos em frente!

Eymi Rocha

LinkedIn TOP VOICE Equilíbrio Vida e Trabalho | Psicóloga Anti-burnout | Palestrante

6 a

Luís, nos envie seu currículo: curriculo@empregueafro.com.br

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos