Os valores dos Brasileiros e o tal Jeitinho Brasileiro

Os valores dos Brasileiros e o tal Jeitinho Brasileiro

Para entender o Brasil de hoje precisamos rever o Brasil de ontem. Muitos aqui no pais tropical não acreditam na ciência e na academia e principalmente em intelectuais e ou cientistas, assim perdemos o trem da história. Como sabem sou doutorando (aspirante a pesquisador) em administração, ciência nova com apenas 50 anos de Brasil e aproximadamente 100 anos no mundo, para quem não sabe Administração, Gestão ou Gestão de negócios é uma ciência social aplicada, onde analisamos Valores, Crenças, Atitudes, Culturas...dos indivíduos, sistemas e organizações para entender o desenvolvimento organizacional, social e tecnológico de nações, regiões, organizações, ou seja, grupos sociais. 

Voltando para o nosso canteiro ou país, vivemos um momento único, onde o conflito pode gerar novos rumos, bons ou ruins, a escolha é sim nossa como cidadãos e sociedade, mas antes precisamos entender os VALORES que cercam nossa sociedade. No documento anexo realizado pela pesquisa com colegas em sala de aula, após analisar a pesquisa do cientista Shalom H. Schwartz (entre os 10 maiores pesquisadores sociais e da psicologia no Mundo) verificamos que precisamos antes de discutir ideologias entender, por que estamos nessa situação. Veja no anexo e tente tirar suas conclusões. Para quem não acredita em pesquisa, a mesma, foi realizada com 35 mil indivíduos em 122 países em dois momentos diferentes década de 80 e 90 e replicada nos anos 2000.

No nosso caso Brasil estamos no meio do caminho e precisamos entender que sim existem transformações acontecendo, mas precisaremos de outras para nos tornar mais igualitários, harmoniosos, autônomos na intelectualidade que poderá gerar empreendedorismo social e do capital.

Difícil, Impossível, Papo de Intelectual?

Vejam os números e tente refletir quem é mais desenvolvido e quem ainda tem muito para se desenvolver. No nosso caso ainda estamos na politica do Tomá lá dá cá (teremos um preço caro sendo cobrado essa semana pelo Centrão para manter para o Temer ) devido que ainda somos Egoístas, Desconfiados, Conservadores, Ambiciosos e não pensamos no coletivo como acontece em países como a Finlândia, Suécia, Bélgica, Suiça, Noruega e até o nosso colonizador Portugal !

Temos solução?

Depende do reconhecimento dos erros, acertos, defeitos e qualidades para buscarmos uma mudança como ocorreu com o Canadá, Coréia do Sul, Nova Zelândia e Itália.. através de uma consciência mais coletiva do que individual como afirmado por Durkheim no anexo.#JuntosSomosMais #SeEuPossoVocêPode #AcordaBrasil#MudaBrasil 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alexandre Silveira Ph.D. in Business Management

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos