Outras Formas de Conteúdos
Fundamentado no conectivismo e nos recursos educacionais abertos, os MOOCs (Massive Open Online Course) são cursos ofertados por meio de ambientes virtuais de aprendizagem para estudantes de todo o mundo. Atualmente, muitas universidades ao redor do mundo, adotaram o modelo e reúnem em suas plataformas cursos em diversas áreas do saber.
Esta tipologia de cursos, foram projetadas para serem escalonáveis e oportunizar o acesso e a ampliação do conhecimento.
Embora o formato seja muitas vezes, semelhante a uma disciplina ofertada nos cursos de ensino superior, ele é ofertado de modo gratuito, separado entre as temáticas e áreas do conhecimento, tornando a modelagem do negócio diferente dos padrões habituais.
O ensino superior no Brasil, caminha para a disrupção de seu modelo e de suas práxis, os MOOCs podem ser uma alternativa a oferta de sistemas abertos dentro das estruturas das grades curriculares, em um formato combinado, híbrido, como por exemplo aulas em realidade mista e uso da holografia, com formação de turmas globais.
Na teoria de aprendizagem aplicada a este modelo, o aluno é incentivado a fazer a gestão do próprio conhecimento, por meio da criação de espaços pessoais para a gestão de informação, construindo sua própria trilha de aprendizagem de acordo com sua área de interesses durante o processo formativo.
Parece-nos que esta modelagem coaduna com os interesses mais modernos de aprendizagem que os alunos almejam, todavia dois grandes desafios se apresentam, de uma lado a regulamentação do setor terá cada vez mais, que caminhar no sentido de possibilitar a flexibilidade e mobilidade na formação do aluno, e também, as IES terão que se modernizar, tornar seu corpo gestor e docente adequado a estas novas práxis, senão as escolas perderão espaço e credibilidade junto a seus alunos, pois muitas vezes falar sobre esta temática pode até ser factível, mas executá-la nem sempre o é.
AL/AFJ