Outubro Rosa da conscientização. Criança tem consciência?
RESUMO
O Outubro Rosa promove ações de conscientização sobre o câncer de mama nos mais diversos lugares.
Será que estamos alcançando também as crianças e adolescentes com nossas mensagens de conscientização? Talvez a resposta para trazer mais conteúdo sobre o Outubro Rosa para os jovens esteja em algo bem perto da gente:
Na Cultura Pop - Onde Marvel, DC e Harry Potter podem auxiliar nessa reflexão.
Outubro Rosa da conscientização e da criança
Você deve ter reparado os diversos tons de rosa espalhados por sua empresa durante esse mês. O 'Outubro Rosa' no mundo corporativo é um sucesso. Note a quantidade de ações de conscientização e de camisetas rosadas circulando pelos corredores de qualquer instituição, aqui no in ( LinkedIn ). É um movimento mundial.
E ele é muito importante. Afinal, uma empresa é um lugar repleto dos mais diversos tipos de pessoas, que dividem grande parte de suas vidas com os colegas.
Um ambiente de crescimento e de aprendizado constante é o lugar ideal para promover ações de conscientização.
Talvez seja correto dizer, inclusive, que outubro é o mês da campanha de maior adesão de todos os tempos!
Além do mundo corporativo, o Outubro Rosa também se faz presente em diversos outros lugares diferentes para compartilhar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Vemos o rosa em times de futebol, comércios locais e em artistas das mais diversas áreas compartilhando informação. Que coisa boa!
E... será que estamos conversando com as crianças sobre a importância dessa conscientização?
O rosa já chama a atenção dos mais novos pela rua. As cores são também sobre isso, na verdade para nos fazer lembrar sobre essa iniciativa.
E como fazer crianças pensarem sobre câncer de mama, sem deixar o assunto pesado ou complicado? Bom, a Cultura Pop está aí para apresentar esse assunto para os pequenos.
O conhecimento sobre o câncer de mama é essencial para as meninas. E a consciência sobre os cuidados do próprio corpo não tem idade! Afinal, essa doença pode surgir em qualquer ser humano (homens estão na lista, lá no final, mas estão)!
Entender como e quando procurar ajuda é importantíssimo para todo mundo.
Há alguns anos surgiu uma campanha com diversas heroínas dos quadrinhos promovendo o auto-exame. Mulher-Maravilha ( DC Comics ) e Tempestade ( Marvel Entertainment ) estão entre elas.
Isso é gigante! É a mensagem do Outubro Rosa entrando de forma leve na rotina dos pequenos. A campanha foi uma iniciativa da Associação de Luta Contra o Câncer de Moçambique, e reverbera até hoje.
Infelizmente, não vemos outras com tanta força. Será que não está na hora de vermos outros personagens promovendo essa consciência nos quadrinhos ou até no cinema?
Recomendados pelo LinkedIn
A Cultura Pop tem esse poder de abordar temas mais profundos de forma acessível para os mais jovens. É assim com diversos assuntos de grande importância. Conversar salva vidas. Ainda mais se a mensagem for universal.
E quando o câncer de mama já está lá, mas não vemos?
O diagnóstico precoce é o grande aliado na luta contra o câncer de mama. Isso porque quanto antes descoberto, mais fácil de ser combatido. E existe algo mais precoce do que criar consciência na infância? Além do Outubro Rosa, também é mês das crianças. E talvez o fato de as duas datas estarem tão próximas no calendário seja a grande chave para criar um pensamento ainda mais forte sobre autocuidado.
O câncer de mama está sim presente no universo das crianças. Talvez não sempre nas histórias, mas com certeza ele já apareceu nos artistas que estão por traz das obras que amamos.
A professora Minerva McGonagall, da saga Harry Potter, nos ensinou diversas coisas ao longo dos livros e filmes, certo? Poucos jovens devem saber, mas ela também nos mostrou que o tratamento correto pode salvar uma vida.
A atriz que interpretou a personagem nos cinemas, Maggie Smith, passou por um pesado período de quimioterapia para tratar um câncer de mama. Inclusive, ela esteve em tratamento até durante as gravações de um dos filmes do bruxo.
Você sabia que Maggie gravou Harry Potter e o Enigma do Príncipe de peruca por conta do tratamento do câncer? Pouca gente sabia.
E ela foi lá e venceu.
Aulas de magia, de valores e também de conscientização. Olha que mensagem forte! Crescer com exemplos como ela nos mostra que a luta pode ser lutada. Mais fácil que fingir que não existe é conhecer desde cedo para saber lidar se alguém próximo tiver, não?
Já parou para pensar o quão poderoso é crescer com a mensagem sobre a importância desse cuidado?
Por que a ficção não assume esse papel então? Que os filmes contem mais histórias de vitória, que mostrem que é possível se curar se existir o cuidado certo.
O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do câncer de mama em até 95%.
E ele só é precoce quando é encontrado antes de se manifestar de forma pesada no corpo. Ou seja, quando o exame é feito de forma regular.
E se a gente transformasse essa proximidade do Outubro Rosa com o Dia das Crianças em uma nova forma de fortalecer ainda mais a conscientização?
E se a Cultura Pop assumisse esse papel de contar mais histórias que mostram a importância do autocuidado e a força de uma história de cura?
O Outubro Rosa, as mulheres, as mães dessas crianças que são as mais atingidas, se elas soubessem enquanto ainda filhas, se o menino leva a reflexão à mãe, se o marido/pai tem a informação mais clara sobre qual a melhor atitude a se tomar?
São vários 'e se', eu sei... Todo novo caminho começa assim, não acham?
Texto de Tiago Menezes , com edição de DAN CANHADAS