Público-alvo x Persona: o que é, qual a diferença e por que você deve aplicar no seu negócio hoje
A importância do público-alvo

Público-alvo x Persona: o que é, qual a diferença e por que você deve aplicar no seu negócio hoje

Entenda a importância de definir seu público alvo e criar uma ou mais personas para seu negócio nos dias atuais

Quando você tem uma ideia de negócio, um dos principais pontos de validação dessa ideia é: vai ter alguém que vai querer comprar meu produto/serviço? Esse "alguém" a que nos referimos é chamado de PÚBLICO-ALVO do seu negócio. 

E o que é público-alvo? É um conjunto de pessoas com determinadas características em comum (idade, sexo, profissão, interesses etc.) que estão mais propensos a adquirir seu produto ou serviço, e para o qual as suas estratégias de vendas e marketing devem ser direcionados.

Para determinar este perfil, realiza-se uma série de pesquisas envolvendo diversos fatores para determinar quais as características em comum desta fração da sociedade que irá ser o foco do seu negócio.

Já a PERSONA ou buyer persona é um perfil semi fictício do cliente ideal de uma empresa. O objetivo é que sua empresa compreenda melhor quem é o cliente e do que ele precisa, possibilitando estratégias de marketing mais acertadas.

A principal diferença entre os dois é que o público-alvo apresenta informações de forma bem mais ampla e geral, enquanto a persona consiste em detalhes mais específicos formando assim seu cliente ideal. Foi diante das novas necessidade e especificação mais apurada do público que ele surgiu. 

Qual conceito devo usar no meu negócio? 

Na verdade, os dois conceitos são importantes, e podem ser usados em momentos diferentes. 

O público-alvo dá informações mais gerais sobre o seu cliente ideal, sendo uma boa estratégia para usar se você ainda não tem um histórico de clientes compradores, ou seja, no início do negócio. É mais amplo e não tem uma "cara". 

Já a persona traz um nível maior de detalhes, além dos dados demográficos, de renda e sociais. A persona também reúne comportamentos e características como história familiar, motivações, sonhos, metas de vida, desafios e outros. É mais fácil criar personas quando você já tem um histórico de clientes compradores e pessoas que se interessam pelo seu produto/serviço.

Público-alvo e persona são dois conceitos que têm fronteiras um pouco difusas. Eles são, na verdade, complementares. Por isso, é importante saber as diferenças entre eles para poder lançar estratégias de marketing certeiras para o negócio.

Por que aplicar o conceito de persona no seu negócio

O mapeamento de personas ajuda na construção de uma base bem próxima da realidade. Fica mais fácil direcionar as ações, pensar no material de divulgação e em quais plataformas divulgar.

Além da linguagem mais alinhada, o negócio tem uma ideia mais clara sobre quais redes sociais investir, formato de conteúdo preferido, oportunidades de upsell (estratégia na qual o vendedor pode sugerir um produto ou serviço adicional ao que já está sendo comprado) e cross-selling (oferta de um produto complementar ao que está sendo adquirido).

Outro diferencial, dessa vez fazendo um comparativo com o público-alvo, é que a persona pode ser aplicada em todas as etapas de vendas e marketing, inclusive, na criação de um novo produto ou serviço.

Como criar Personas

Para criar personas, é necessário que você responda uma série de perguntas sobre seus usuários. Caso você ainda não tenha clientes, vale fazer isso com seus seguidores nas redes sociais ou visitantes do site/ blog.

Você também pode fazer pesquisas de mercado, criar formulários e até pesquisas online para ajudar você a segmentar e entender melhor seu nicho de mercado.

Após essa breve pesquisa, pegue papel e caneta e comece a preencher o formulário abaixo. Se coloque no lugar do seu cliente.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Quando finalizá-lo, você terá um panorama de informações onde será possível saber mais sobre o seu comprador típico e entender melhor o mercado no qual você atuará, direcionando melhor suas ações de marketing e definindo o tipo de conteúdo mais relevante para o seu comprador.

Ficou com dúvidas? Nós da Mandarino Creativo podemos te ajudar com essa estratégia e muitas outras. Entre em contato conosco agora pelo link abaixo e saiba mais!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Maria Cecilia Camarotto

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos