Pai vêm do Latim e significa "gerar"​.

Pai vêm do Latim e significa "gerar".

A origem da palavra “pai” vêm do latim e tem como base a palavra “patre” que significa “gerador”. Independentemente da origem ou de suas derivações como padre, padrinho, pátria ou papai, a verdade verdadeira é que este ser independentemente do sexo, idade, ou biologia faz de seu peito escudo e da força de seu braço uma extensão dos desejos daqueles que ama.

Não sei como vê seu Pai, herói, mártir, homem cueca ou apenas provedor, um ser que no mínimo prove para evitar a dor (prove-dor) e facilitar a jornada de quem muito considera.

Calado, falante, simpático ou sistemático, o fato é que em sua forma humana se esforça, não para ser o melhor pai do mundo, mas para ser o melhor pai que consegue ser...

Você já pensou que este ser tantas vezes amado ou mal compreendido e criticado, antes de ser seu “Pai” é um homem, e antes de ser homem nada mais é do que um simples ser humano que também anseia por um pouco de reconhecimento carinhoso, espontâneo e verdadeiro.

Não queria lhe dizer, mas ver um filho se atirar e se aconchegar nos braços de um Pai nunca foi imagem de comercial, isto é um segredo guardado, um desejo escondido, uma carência velada, que se desmancha no aperto do abraço, no sorriso ofertado, na palavra bendita que diz: Te amo PAI. É como a língua dos anjos, e a certeza que sem este amor eu nada seria...

Você que é pai biológico ou de coração, pai de saia ou de vocação, sabe como eu que neste momento, onde palavras e emoções ecoam, olhamos para trás e lembramos de muitas coisas vividas, feitas, cobradas, dadas e ofertadas, que pareciam obrigação, mas que na verdade  eram nosso jeito de dizer: Você é importante para mim e mora em meu coração, lhe obro olhando não o hoje, mas o amanha, desejando que seja uma pessoa preparada para viver, quando não mais estiver aqui para proteger você.

E é neste momento, quando o filho se atira neste abraço tocando corações e que por instantes, sem saber, se tornam nossos “pais”... Ali, em tão poucas palavras, ao ver minha imagem refletida no brilho amoroso de seu olhar e que nos sentimos protegidos, acolhidos e aninhados, e tudo que vivi, fiz e faço, nos trás a certeza que meu peito é teu escudo e que tudo valeu muito a pena.  

... Eu em vida adulta não tive a oportunidade de viver isto com meu pai, e em todo ano, na mesma época, sempre desejo a você filho que se tornou pai e hoje conhece o outro lado da moeda, e pai que tem mais passado para contar do que futuro para escrever, e que anseia pelo abraço de um filho, desejo de coração que se não houve um “bom começo” que pelo menos escreva um novo fim... com muitos encontros, reencontros e novos começos.

A todos que exercem o papel ou a escolha de ser Pai, dentro de casa ou na atividade que desenvolve, um ótimo domingo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Erik Nielsen

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos