A Pandemia dos Iguais
Já dizia aquele meme: Tenho medo de abrir a minha geladeira e encontrar uma #live lá dentro! 😲
Já experimentou olhar os stories do Instagram por volta das 18 horas? Uma fila de bolinhas vai indicar que algo ao vivo está acontecendo.
É claro que as transmissões ao vivo têm grande papel nesta #quarentena: elas fazem companhia em um momento difícil, entretêm e - em alguns casos - até servem para aprender alguma coisa.
Não à toa, o Global Web Index constatou que + de 80% dos consumidores nos EUA e no Reino Unido estão consumindo mais conteúdo agora, com TV aberta e vídeos online (YouTube, TikTok) sendo os principais meios de comunicação entre todas as gerações e sexos.
Então qual o problema com as lives? Falando exclusivamente do Mercado Imobiliário, é que são feitas sem planejamento, um objetivo final ou curadoria de conteúdo. Fazendo um comparativo com o livro A Estratégia Oceano Azul, a sua empresa pode estar inserida em dois cenários: Em um oceano vermelho, em que as regras já são preestabelecidas e, por isso, se preocupa em abocanhar a maior fatia do mercado existente; ou em um oceano azul, que se caracteriza por espaços de mercados inexplorados, pela criação de demanda e pelo crescimento altamente lucrativo.
A sua posição diante disso vai atrair o seu sucesso, porque quanto mais lives sem estratégia (o que já está sendo feito por outras pessoas), menor a probabilidade de geração de bons leads.
Deixa eu te falar: Você não vai bater o record da Marília Mendonça, tá? Afinal, é difícil ter uma projeção como a dela. Mas nem por isso você pode deixar de fazer uma boa organização e oferecer o melhor para quem está te assistindo.
No final das contas, essa é a diferença entre uma empresa no oceano vermelho para o oceano azul: no 1º caso, as empresas focam em superar suas concorrências com abordagens convencionais. Já as empresas 4.0 não recorrem às concorrentes, elas adotam uma estratégia diferenciada, voltada à inovação de valor.
Por fim, não faça nada se não estiver pensando no seu Perfil de Cliente Ideal e o que ele gostaria de ver. Seus amigos podem querer te ver cozinhando, já seus clientes querem um conteúdo que gere mais valor para o business deles nesse momento. E cabe à você fornecer esse conteúdo.
Me conta: Você tem feito lives? Como está utilizando esse recurso?