Panorama do Covid-19 para o cenário global e no Brasil
Com o objetivo de apresentar informações sobre o Covid-19 no mundo e especificamente no Brasil, de 31 de dezembro de 2019 à 02 de julho de 2020, desenvolvi um projeto que pode ser acessado pelo link: Panorama do Covid-19
O novo coronavírus, assim também conhecido, teve origem no fim do ano de 2019 na cidade de Wuhan, na China. Apesar de diversos estudos e investigações, ainda não se tem claramente como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento dessa doença.
A transmissão do Covid-19 acontece através de uma pessoa contaminada que entra em contato com outra, por meio de aperto de mão, abraços, gotículas salivares de espirros ou tosses e compartilhamento de objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, entre outros.
Com relação a gravidade dos sintomas, tem-se uma variação entre os indivíduos que contraem a doença, que pode ser determinados por outros fatores, como a presença ou não de problemas respiratórios e a idade.
Até o presente momento, observa-se que cerca de 80% dos casos confirmados são assintomáticos e rápidos. A maioria das pessoas que se encaixam nesse grupo, se recupera sem nenhuma sequela, segundo estudos atuais, pode ser que isso mude com o tempo.
No entanto, 15% das pessoas terão infecções graves e precisarão de oxigênio. O restante das pessoas, que representam 5%, serão classificadas como infecções muito graves e precisarão de ventilação assistida, por meio de respiradores mecânicos em ambiente hospitalar.
Com isso, em meio a pandemia do novo coronavírus e com sua rápida expansão, temos uma gigantesca produção de dados referente a essa doença. E para elaboração dos estudos, utilizei a base disponibilizada pelo site Our World in Data, que possui um arquivo bastante completo e atualizado.
A partir de um dataset de 27600 entradas e 34 variáveis, foram desenvolvidas as seguintes análises:
Os 3 países que possuem mais casos para Covid-19 até dia 02 de julho de 2020 são: Estados Unidos, Brasil e Russia.
Os 3 países que possuem mais mortes para Covid-19 até dia 02 de julho de 2020 são: Estados Unidos, Brasil e Reino Unido.
Podemos verificar que os dois locais com mais casos também são os dois com mais mortes, havendo alteração a partir do terceiro país.
Os lugares que possuem menores casos de Covid-19 têm algumas características em comum, tal como, estarem localizados em ilhas e possuírem uma pequena população, o que de alguma forma esta associado ao isolamento de maneira mais eficaz.
É possível perceber que a quantidade de casos de Covid-19 no Brasil cresceu exponencialmente desde o final do ano de 2019 até o dia 02 de julho de 2020, ao qual foram registrados um total de 1.448.753 testes positivos.
O gráfico acima, retrata o total de mortes por Covid-19 no Brasil. No dia 02 de julho de 2020 esse valor já representava 60.632 óbitos, uma situação muito agravante para o país.
A data em que foi registrado o maior número de testes positivos do coronavírus no Brasil foi no dia 20 de junho de 2020, com um total de 54.771 casos.
Com base na série acima, temos que 05 de junho foi a data em que houve o maior número de óbitos no dia, contabilizando um total de 1473 mortes.
O índice de estringência de resposta governamental é uma medida composta por 9 indicadores para encerramentos de escolas, trabalhos, proibições de viagens, entre outros, ao qual o índice igual a 100 é a resposta mais estrita.
Como podemos conferir na série acima, o Brasil manteve baixo o nível de estringência até o final de fevereiro. Com o surgimento do primeiro caso, ao passo que a situação foi se agravando, medidas mais drásticas foram tomadas, tais como o encerramento das atividades para os comércios, universidades, escolas, entre outros. Aconselhando a realização do isolamento social e decretando o uso obrigatório de máscaras. Tendo como índice máximo de estringência para o Brasil, o valor de 81.02, numa escala de 0 à 100. Podendo verificar esse nível para o período do mês de maio de 2020.
Conclusões adicionais:
- De 31/12/2019 à meados de março, foram registrados os menores índices de contaminação, mas por ser algo diário, significa muito. A partir desse período, a quantidade de novos casos identificados no dia passou a crescer constantemente, o que impulsionou na tomada de medidas mais drásticas ao redor do mundo para tentar conter o avanço dessa doença, mas que ainda não deixou de se expandir.
- Em relação a óbitos diários para Covid-19, vê-se que de dezembro de 2019 à 23 de janeiro, a quantidade de mortes não havia ultrapassado de 11 por dia. A partir dessa data, os índices aumentaram muito, chegando ao pico de aproximadamente 10500 mortes em um único dia, no meio do mês de abril de 2020. Dessa período em diante, a quantidade de óbitos diminuiu perante ao maior valor da série, mas ainda há um registro muito alto de falecimentos até 02 de julho de 2020.
- Mônaco é o lugar com maior disponibilidade de leitos hospitalares, com cerca de 13.8 para cada 1000 pessoas e a quantidade de casos para este lugar é baixa, apenas 103 até dia 02 de julho de 2020 com 5 mortes registradas.
- O primeiro caso de coronavírus no Brasil ocorreu dia 26 de fevereiro de 2020 e a primeira morte aconteceu no dia 18 de março de 2020
- Após o registro do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, levou-se 21 dias para o registro da primeria morte, ou seja, o avanço da doença foi muito rápido, causando muitas preocupações para os médicos e demais profissionais da saúde.
Para saber mais informações sobre Data Science e divulgação de projetos, me acompanhem no linkedIn e sigam meu blog no medium.
Sobre o autor:
Graduando em estatística pela Ufscar e estudante de Data Science em paralelo, busco alta especialização na área de Machine Learning e negócios.