Para de reclamar que não vende: Follow Up
Lembro da minha primeira venda na vida. Tinha uns 10 anos e ganhei um skate no dia das crianças dos meus pais. Usei ele por um tempo e depois enjoei, porém um belo dia percebi que um amigo meu estava interessado, ofereci para ele comprar. Foi perguntar para os pais e disse que depois me respondia. Isso foi no meio da semana.
Logo no fim de semana, resolvi emprestar meu skate para meu amigo e deixar ele com mais vontade ainda de comprar. Eram umas duas da tarde quando vi os pais dele estacionando o carro e voltando para o prédio com as compras. Tomei coragem e fui falar com eles, disse que o Guilherme estava querendo o skate e que eu estava vendendo. Fiz minha oferta, negociei e consegui "fechar o pedido". Bum, fiz minha primeira venda!!!
O que não sabia na época e coisa de 10 anos depois viria a descobrir é que fiz o follow up - em tradução literal "acompanhamento", ou seja, acompanhar os contatos realizados com os leads e os clientes durante o seu processo de venda - e mais do que isso, me envolvi diretamente com o tomador de decisão. Quando eu liguei os pontos e percebi a importância desse gesto de ter ido falar com os pais do Guilherme e vender o skate, percebi também que no nosso dia a dia de vendas temos que fazer o follow up com os "pais de Guilhermes" dos nossos processos de venda, dessa maneira conseguiremos aumentar nosso desempenho e realizar mais negócios importantes para nós.
Se você der uma busca, vai encontrar uma dúzia de estatísticas dizendo que na média, metade das pessoas que trabalham com vendas não fazem um único follow-up e pior do que isso, levam cerca de 72 horas para fazer o retorno após o contato de um cliente. Imaginado que se você ligasse 5 a 10 min depois, suas chances em relação ao competidor de fechar o negócio aumentaria em cerca de 900 vezes. Sabendo disso, temos que nos posicionar e tornar o follow up um hábito. Pare de reclamar que não vende: follow up.
Mutias vezes eu também me deparei com esse cenário e para não entrar nessa do "copo meio vazio", criei o hábito de pelo menos uma vez por dia fazer um follow up via telefone, nem que fosse para agradecer o negócio que fechei recentemente e perguntar se está tudo bem com o cliente. Fica aqui uma método que achei muito bacana do @jamesclear para você criar o hábito de fazer follow up diário: Habit Guide
Agradeço muito se você leu até o final e se quiser, pode me chamar, vamos conversar sobre isso. Quero muito saber sua opinião!
BIO:Tenho formação em engenharia mas me descobri apaixonado por vendas e marketing. Leio muito todos os dias e quero cada vez mais ser a melhor versão de mim mesmo!
Diretor Comercial @ BrandLovrs | Diretor de Marketing e Vendas | Head Comercial | Head de Marketing | CSO | Marketin de Influência | Marketing Digital | ROI | Estratégias de Marketing e Comercial | Revenue
6 aBelíssimo Artigo!