Para desbloquear o potencial de alguém é preciso oferecer os recursos certos
Uma das coisas mais difíceis do Empreendedorismo é encontrar as pessoas certas para trabalhar. Como ainda existe uma má interpretação das ideias de Líder e de Chefe, o setor de Gestão de Pessoas enfrenta desafios diários na contratação e na retenção de profissionais e, claro, a empresa sofre já que ela precisa contar com esses talentos para sobreviver e crescer.
Na minha jornada de empresário eu fui percebendo que quanto mais um funcionário está feliz onde ele trabalha, mais isso impacta no seu desempenho. E estar feliz não necessariamente tem a ver com salário ou dinâmica de trabalho. Se relaciona com oportunidades. O que o profissional mais quer hoje é saber que o seu trabalho vai lhe render além de uma renda fixa, uma chance de crescer.
É claro que essa visão pode deixar alguns empresários apreensivos. Afinal, imagine promover um funcionário e ele acabar deixando o posto para trabalhar em outro lugar? O que poucos pensam é que assim como os clientes, os funcionários também voltam.
Recomendados pelo LinkedIn
E pra isso é preciso proporcionar um ambiente de trabalho com um código cultural forte e inspirador. Só assim esse profissional vai conseguir se sentir parte de um propósito maior que o seu trabalho diário, vai se orgulhar em pertencer àquela instituição e vai pensar duas, três vezes antes de aceitar outras propostas.
Oferecer mais que um salário é investir nesse talento e colher os frutos juntos, sejam eles para sua carreira, sejam para você como líder. Ser um líder não é só guiar pessoas para o sucesso, é ensiná-las a liderar também.
Hoje, no Grupo Med+, tento implementar essa cultura de liderança e de capacitação contínua. Claro que depende de cada um aceitar e aproveitar cada oportunidade, mas é o meu papel, como mentor e líder, de oferecer as chances de cada um mostrar a sua melhor versão.