PARA QUEM ANDA A CRIAR VALOR?

PARA QUEM ANDA A CRIAR VALOR?

É tempo de ser bom em alguma coisa!

É tempo de lutar em direção ao AUTOAPERFEIÇOAMENTO! Pare de tentar ser bom a tudo, especialize-se!

Esta vai ser a sua grande prioridade! O seu santo graal é começar por ambicionar ser o melhor especialista na sua área! Isto é parte do meu lema favorito como formador e coach, ser “cada vez melhor!

Antes de mais, cuide da sua imagem – é ela que lhe vai abrir as portas das relações públicas, por isso comece por cuidar de si, da sua indumentária e do seu próprio conhecimento (hard skill), trata-se de ação para se potenciar… Está relacionado com o desenvolvimento das suas aptidões (físicas e mentais), ou seja, a sua qualificação para o posto de trabalho. Isto é aperfeiçoamento técnico puro, normalmente só pode ser adquirido com ajuda ou ferramentas externas (como por ex., inscrever-se num curso de línguas). A sua evolução depende disso, lembre-se de que o conhecimento é um diferencial no mercado de trabalho, o know-how adquirido, quando cria valor, deve ser pago! Será a sua especialidade e precisa de ter ambição para ser muito bom ou excelente no que faz! Seja ESPECÍFICO! Defina o seu nicho e aperfeiçoe-se! Seja bom nalguma coisa!

Já as soft skils apoiam-se mais nas experiências adquiridas e nas competências inatas que tem de desenvolver a partir da mudança de comportamentos e atitudes. Não basta querer… é preciso agir! É a sua mentalidade que determina o seu comportamento! Logo, os seus resultados dependem da sua forma de pensar!

Na era da informação, já pensou que milhões de pessoas não sabem quase nada, nem mesmo sobre elas próprias? Já reparou que hoje em dia quase toda a gente sabe pesquisar na internet, e não sabe pesquisar dentro dela própria? Portanto assegure-se que se aperfeiçoa a cada dia… que sabe o real estado das suas competências e aptidões, por forma a saber dizer sim ou dizer não quando for preciso e a apostar no seu próprio plano de desenvolvimento pessoal…

Não estou a dizer que procure as respostas para tudo, porque isso é uma utopia, uma ilusão. Estou a dizer-lhe que tem de desenvolver e cuidar do seu corpo e da sua mente e eliminar o stress! A mente é mais forte que o corpo. É a mente que comanda o corpo por isso, comande a mente antes que a mente o comande a si!

Sabe a diferença entre sonho e ilusão? O sonho (de preferência acordado) é possível… e a ilusão é impossível, por isso trate de abandonar as ilusões (que lhe consomem tempo e energia) e lute pelos seus sonhos se quer ser alguém! Tem de ambicionar e desenvolver uma nova ATITUDE (o tal multiplicador)!

Em suma, o aperfeiçoamento vai dar-lhe um grande autoconhecimento! Semear para colher é a lógica! E repare, que autoconhecimento não é um passo em si, é antes uma consequência do seu aperfeiçoamento, da sua ambição e da sua visão!

Evite agir por impulso e lembre-se que é pelo conhecimento nesse nicho, que se vai fazer pagar – esse é o preço do saber! Essa é a diferença entre trabalhar no segmento Low-cost e não ter tempo para si, nem para mais nada ou, trabalhar na lógica High-cost e ter tempo para si, para a sua família e para fazer o que quiser na sua vida! Portanto FAÇA-SE PAGAR PELO SEU CONHECIMENTO!

Responda agora p.f. numa linha de pensamento… Para quem anda a CRIAR VALOR?

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

Escrito em Abril 23, 2014 para o Blog Ponto.TGA

Rui Mendes

Docente | Ministério da Educação - DGRHE

3 a

Excelente!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de João António Vaz

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos