Para quem você vem entregando a sua paz?
Ninguém perde a paz, nós a entregamos a alguém ou à alguma situação!
Sim, é isso mesmo! E o nome disso é livre-arbítrio!
Livre arbítrio tem como significado a possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade, isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante.
Puxa, mas quem, em sã consciência, entrega a paz para alguém ou para alguma situação?
Pois é, aí que está o problema! Quem disse que estamos em sã consciência? Quem disse que estamos atentos para as escolhas que estamos fazendo todos os dias?
Alguns exemplos de situações que costumamos entregar a nossa paz e não percebemos:
- quando alguém que você não quer te liga ou envia uma mensagem e você reclama
- quando o pão com manteiga cai virado para baixo e você fala: "aí eu não acredito que esse pão caiu e terei que limpar o chão e...."
- quando você acorda, levanta e dá aquela topada na cama e diz: " nossa já estou até vendo como será meu dia hoje einh...se já está começando assim..."
São nessas pequenas e grandes reclamações do dia a dia que vamos perdendo nosso empoderamento pessoal (poder pessoal).
Ou seja, tudo aquilo que eu entrego por livre arbítrio, que eu entrego a minha energia pessoal; estou entregando também o meu poder: de mudar as coisas, de me proporcionar momentos agradáveis, de ser leve, de fazer minha vida ser gostosa.
Recomendados pelo LinkedIn
Então não adianta invocar Deus, anjos, mestres e seja lá o que for para te tirar disso e voltar à sua paz porque quando entregamos por livre arbítrio, eles não conseguem nos ajudar...foi uma escolha nossa. O máximo que eles conseguem fazer é enviar alguma intuição (através de você, ou de uma pessoa que vem e te fala algo, ou de um vídeo que te apareceu como ‘sugestão’) de algo que você possa fazer para voltar ao seu centro energético e emocional; à sua paz interior.
O nome disso é AUTORRESPONSABILIDADE!
A responsabilidade em se fazer feliz e próspero.
Eu sei que muitas vezes parece ser difícil e pesado assumir a responsabilidade da própria vida, e é por isso que nós psicólogos existimos: para te ajudar a fazer esse processo acontecer, para dividir a carga contigo, para criar ferramentas que deixem a sua vida mais leve e simples.
Pâmella Streb – Psicóloga especialista em Inteligência Evolutiva