Para você, fazer networking dói?

Para você, fazer networking dói?

Então não se preocupe, você é absolutamente normal! Apesar de toda a obrigação instituída pelos novos tempos, onde somos praticamente empurrados para o "fazer networking", existe uma forma mais orgânica e natural de fazer isso, mas será necessário pagar o preço! Mas vale citar uma frase poderosa aqui: Não é o que você sabe, e sim quem você conhece!

E antes de seguir em frente deixo muito claro que não tenho nada contra as instituições que promovem ou ensinam o como fazer networking, eu mesmo já fiz parte de vários grupos e hoje tenho uma iniciativa no Rio de Janeiro onde o networking é um dos objetivos secundários. Particularmente tenho alguma facilidade para fazer novos amigos e conversar com estranhos, então, do meu lado, me sinto bem a vontade para frequentar ambientes para socialização. Mas isso não me impediu em nada de ser empático aqui, e pensar nos outros, especificamente nos que tem grande dificuldade de fazer justamente este tipo de networking.

Então vamos lá, direto às dicas, e não se preocupem, não vou roubar nenhuma dica das "escolas ou entidades" mais conhecidas no mundo do networking, mas vou inverter absolutamente o polo, farei o contraponto ao tradicional!

Ao invés de fazer este networking tradicional, este social que você talvez odeie, você pode se destacar bastante em alguma coisa! Pois é, eu disse que haveria um preço, e agora sabemos que este preço é alto!

Exemplos não faltam, basta verem os programas de TV, vira e mexe aparece alguém muito bacana que fez alguma coisa extraordinária, desde ajudar a uma causa nobre até criar algum produto relevante novo! Alguma coisa me diz que depois desta exposição positiva estas pessoas irão aumentar os respectivos networkings em velocidade recorde, isso porque "os outros" irão procurar por elas! Mas não fique triste, você não precisa aparecer na TV (se bem que isto é bem legal profissionalmente), mas é preciso se destacar no que faz, mostrando os resultados pessoais relevantes através de palestras, seminários, aulas, canais nas redes sociais, etc... E aqui a máxima "quem não é visto não é lembrado" entra em ação! Você até pode negar a todos os eventos "sociais" que aparecem, mas leve muito a sérios os eventos profissionais e suas respectivas oportunidades.

Tudo isso também vale para um negócio ou startup, e digo isso porque o que mais vejo são empresas e pessoas "ensinando" aos jovens empreendedores a caçarem empreendedores anjos e afins! Que tem coisa boa no mercado esperando investidor isso é certo, mas ao mesmo tempo eu tenho a impressão de que, no geral, as startups são investimentos ultra arriscados que tem como base apenas as ideias! É nessa hora que, haver gerado algum resultado relevante fará toda a diferença, deixando claro para os investidores e colaboradores de que esta Startup realmente tem valor, credibilidade e merece investimentos!

No fim das contas o que percebo é que ter apenas uma "boa rede de relacionamentos" não basta, é preciso agregar alguma coisa especial para a sociedade. As pessoas precisam te conhecer "no chão de fábrica", trabalhando, ou não vão te comprar de verdade.

E para os que gostaram desta ideia do networking indireto e de resultados, mas também querem se arriscar um pouco mais fazendo um networking tradicional, fica uma dica extra. Frequente ambientes de networking amigáveis, o que significa isso? Procure por grupos e eventos sobre coisas que você gosta! Ou seja, se você curte quadrinhos, um ambiente onde você pode ir sem conhecer ninguém certamente será uma feira de quadrinhos, a chance de você fazer novos e bons contatos será bem grande!

Mas não esqueçam, direto ou indireto, de resultados ou por abordagem, não importa, ter um bom networking segue sendo uma premissa significativa na composição de um perfil profissional de alto valor.

Avalie com carinho esta matéria, pode que através dela você encontre melhores caminhos para aumentar ou obter os melhores resultados possíveis de seu networking.

Alex Ribeiro - Responsável pela iniciativa do CEO Summit estratégico no Rio de Janeiro, Businesscoach e assessor estratégico consagrado através da afr. coach & consulting, Colunista da Folha do Rio de Janeiro e atualmente também Coach executivo pela DNA Outplacement.

Rodrigo Muchinelli

Líder de XM | Líder da Garagem de Inovação -> Alavancando produtos de tecnologia para ajudar as pessoas

7 a

Inclusive, essa semana comecei a testar um app que facilita o networking e, na teoria, traz essas conexões do ambiente online para o offline, facilitando o encontro entre profissionais que compartilham interesses em comum. http://www.shapr.co

Ivan Kolling do Vale

IVAN KÖLLING SOCIEDADE DE ADVOCACIA

7 a

Mto bom Alex! É isso mesmo. Quem não é visto de fato não é lembrado. Dicas muito boas.

Francisco Dalsenter

Trago a solução amada em menos de 7 dias para o seu RH 😅 (Benefícios, Consultorias e Tecnologias)

7 a

Ótima reflexão Alexander Ribeiro! Penso que o networking deve ser usado para conhecer quem são as pessoas antes do que elas podem nos proporcionar, senão fica falso né? De qualquer forma o networking é necessário e vai muito além de fechar parcerias e negócios. Acredito que ele é uma porta de entrada para milhões de possibilidades que um ser humano tem. Lembrei da Raquel Rodrigues que organiza eventos bacanas de networking! Um abraço!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos