Paradoxo da tecnologia: Apps que te ajudam a desconectar do Smartphone
Não é muito difícil encontrar alguém com compulsão por checar o celular, todo mundo tem aquele amigo que mesmo sem notificações fica desbloqueando e abrindo aplicativos por puro instinto, isso já foi diagnosticado como Nomofobia (derivado do inglês No-Mobile) e possivelmente vai ser um dos maiores transtornos da década.
Mas de que maneira combater isso ? Bom, se não pode vencê-los, una-se a eles.
Então apresento aqui 3 aplicativos para ajudar a controlar melhor o uso dos aparelhos.
UBhind
Apresenta diversos relatórios como o tempo que você gastou em cada aplicativo, ou o simples consumo de bateria que cada um deles utilizou, além disso possui uma função que bloqueia o seu acesso a eles, prometendo assim "recuperar o tempo perdido para o seu Smartphone".
Forest
Na minha opinião o mais complexo e criativo apps de todos nesta lista, começando pelo fato de ele estar mais para um jogo do que para um app de relatórios.
Funciona assim: O usuário recebe uma muda de árvore que cresce a medida que ele fica sem interagir com o aparelho, quanto maior for esse período mais pontos são conquistados para adquirir novas árvores e aumentar sua floresta.
Existem duas punições para quem não resiste a dar aquela checadinha no celular, a primeira é apenas um alerta informando que sua árvore secou e a segunda e mais radical são toques constrangedores com volumes altos, o que pode ser bem complicado em uma reunião por exemplo.
E se isso não for incentivo suficiente, para cada árvore plantada no jogo a empresa que desenvolveu o app promete plantar uma árvore no mundo real apresentando ainda um indicador de quantas delas você e seus amigos foram responsáveis.
Antisocial
Com uma interface muito convidativa esse app apresenta relatórios muito ricos em informação e permite que o usuário bloqueie todas as distrações.
O diferencial do app é se tornar extremamente pessoal, identificando padrões de comportamento avaliando o que pode ser considerado uso excessivo, com isso a proposta vai além de simplesmente bloquear aplicativos, o acesso a informações detalhadas educa melhor o usuário e faz com que ele tenha mais domínio do seu Smartphone.
Pode ser uma boa ferramenta até no meio de pesquisas de comportamento por exemplo, afinal toda essa informação é uma mina de ouro para os acadêmicos e pesquisadores.
Se você já usa ou usou algum dos apps acima me conta como foi a experiência e se realmente ajudou, e se quiser potencializar ainda mais os efeitos tente as dicas que dei no outro artigo "Desconecte-se".
Designer Gráfico • Video Editor • Motion Designer
5 aParabéns pelo artigo e pela iniciativa,
Chefe da equipe de criação na Agência One | Pós-graduação em Desenvolvimento de liderança e equipe
5 amuito bom o artigo amigo, parabéns e continue desenvolvendo este teu lado.