Paralisada

Paralisada

 Sabe quando você sente tanto medo ou insegurança em relação a alguma coisa ou em relação a uma mudança, que a sensação passa a ser de estar paralisada? Então, o nosso papo de hoje será sobre isso…

 

Eu acredito que, na maioria das vezes, isso acontece porque a gente fica meio sem saber o que vai acontecer, não acha? Geralmente, essa sensação está ligada a situações que não controlamos e que nos sentimos um pouco vulneráveis. Aí, vem aquele medo de fazer uma bela burrada (para não usar outros termos).

Eu já passei por algumas situações assim, como largar o meu emprego assalariado e tentar a vida de autônoma, decidir se embarcava em um intercâmbio ou não, se saía com determinadas pessoas ou não… E o que eu aprendi é que existem algumas perguntinhas que poderão lhe ajudar muito nesse momento. Confia em mim!

“Legal, Ana. Mas, que perguntas são essas?”

Calma, minha cara! Vou te falar…

Pergunta 1

Qual a pior coisa que poderá acontecer?

Pense no pior cenário. No caos. No mundo se acabando.

Pensou?

E aí? O que poderá acontecer?

Vou me usar como exemplo aqui. Vou pegar a época em que estava em crise (total!), pensando em largar o meu emprego para seguir a vida de autônoma. Eu já sabia que aquilo fazia sentido, que o Coaching e a Psicoterapia tinham tudo a ver comigo, mas mesmo assim ficava paralisada. O que de pior poderia acontecer?

Bom, eu poderia tentar essa nova carreira e não ter cliente nenhum, ficar totalmente sem dinheiro e não conseguir me sustentar.

Para mim, esse seria o pior cenário.

Pergunta 2

O que você poderá fazer se isso acontecer?

Seus piores temores estavam certos! Aconteceu o pior cenário, e agora? O que você poderá fazer nessa situação?

Voltando para o meu exemplo, eu pensei que precisaria pedir ajuda para os meus familiares e teria que voltar a trabalhar em alguma empresa. Provavelmente, ganhando menos e realizando atividades que eu não tenho muito prazer.

Pergunta 3

Qual o grau de impacto do pior cenário na sua vida?

Aqui, avalie como o pior cenário impactaria a sua vida. Pense também se seria algo permanente ou temporário.

No meu exemplo, ele teria um impacto médio e temporário. Porque faria eu ficar mais distante da minha satisfação profissional, mas por tempo determinado. Depois eu teria tempo hábil para encontrar uma atividade mais prazerosa ou até investir novamente na minha vida como autônoma.

Pergunta 4

Qual seria o melhor cenário?

Pense no melhor cenário possível, o mundo é perfeito. O que aconteceria?

Voltando para o meu exemplo, no melhor cenário, eu teria clientes e conseguiria me sustentar através de um trabalho que amo. Além disso, teria certeza que estaria ajudando as pessoas a viverem a vida que desejam, que estaria fazendo o bem com o meu trabalho. O meu propósito pessoal estaria totalmente em prática.

Pergunta 5

Qual o grau de impacto do melhor cenário na sua vida?

Faça a mesmo coisa que você fez para a Pergunta 3, mas dessa vez pensando no melhor cenário. Como impactaria a sua vida? E isso seria de forma permanente ou temporária?

No meu exemplo, isso teria um alto impacto na minha vida. Eu teria plena satisfação com a minha vida profissional, adquiriria mais qualidade de vida e conseguiria fazer o bem para os outros. Minha vida se tornaria mais equilibrada, com mais propósito e mais feliz.

Com essas perguntas, eu acredito que fica muito mais fácil você criar a coragem para enfrentar alguma mudança e não se sentir tão paralisada. Elas te ajudam a desmistificar um pouco o novo cenário ao pensar na pior possibilidade. Afinal, mesmo que saia tudo errado, você poderia agir de determinada forma e não ficar presa nessa situação. Além disso, elas te ajudam a ver também o quanto você estará perdendo ao ficar paralisada, caso as coisas deem certo. Isso, muitas vezes, dá aquele gás e incentivo que podem estar faltando para você dar o primeiro passo.

E, aí? O que achou? Fez sentido isso para você?

Gostaria muito de saber a sua opinião! Se não quiser comentar de forma pública aqui embaixo, pode entrar em contato comigo clicando aqui.

 

Fonte: Blog da Ana Mansur

Rosana Cypriano

Business Partner | Desenvolvimento Humano | RH | Consultor e Coach de Carreira

8 a

Bom texto Leka. E que não se confunda com pensamento negativo. É apenas uma forma mais objetiva de analisar e encarar uma realidade que você deseja. bjus

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos