Passa no RH! ( aos amigos RH )
Na empresa em que você atua, quando se escuta a frase " Passa no RH." " O RH pediu para que você fosse até lá.", a reação é de arrepio? Medo e receio? O funcionário chega à sua sala tenso e apreensivo? Se SIM, você tem um problema.
O trabalho do setor de Recursos Humanos além de recrutar, selecionar é zelar pelo lado humano na instituição de trabalho, tornar o ambiente agradável a todos. Muitas empresas possuem um RH que na prática acaba sendo um Departamento Pessoal.
Ele admiti, ele faz folha e férias, emite guias, controla faltas, contratos entre outros e o terror da galera, ele dispensa.
Deve-se criar o hábito de atuar no lado humano dentro das organizações, manter uma relação positiva com os colaboradores , atitudes como chamar para elogiar, para conversar, chamar para orientar faz com que a ida ao setor de RH seja vista de forma positiva e não somente para ser "mandado embora".
É uma grande responsabilidade deve-se ter preparação para tratar um colaborador, uma conversa mal interpretada pode gerar um desgosto por parte do funcionário e afetar todo um processo organizacional.
Porém se não houver o lado "bom" do RH funcionando, quando alguém for chamado ao RH a primeira coisa que virá a cabeça não será uma coisa boa, porque não é um habito daquele RH dar noticias boas.
Não seja esse tipo de RH, crie o hábito de ter sua sala de portas abertas para atender seu "cliente" arranque sorrisos de alegria por receber um incentivo e elogio ou de alivio por ter sido ouvido, lógico que os momentos de repreensão, correção e até mesmo dispensa existirão sempre, mas, não precisam ser os únicos momentos em que o funcionário terá contato com o recursos humanos da sua empresa.
Seja um RH em que os funcionários tenham prazer em passar pela sua porta e sentar a sua frente ao invés de medo.