Patologias no concreto.
A carbonatação na engenharia civil, é algo que, ocorre com muita frequência, ou por falta de conhecimento ou por imprudência.
Portanto,o processo ocorre basicamente pela umidade, ou seja, durante o processo de cura do concreto, ocorre a desidratação do mesmo, logo, as fissuras são inevitáveis, dando total condição para a absorção de umidade, pelos poros do concreto, e o acesso do dióxido de carbono, com a umidade, diminui o PH do concreto, oxidando as armaduras, diminuindo a sua resistência aos esforços e causando fissuras no concreto também.
Lixiviação; refere-se a entrada de água nos vazios do concreto, ou seja, a saturação plena, pode gerar a corrosão das armaduras com o passar do tempo.
Eflorescência; basicamente, quando a estrutura de concreto fica exposta a umidade ou a intempérie do clima, os sais contidos nos poros, do concreto, gera o acumulo de sais com a coloração branca ou rosa, prejudicando a estética ou a própria resistência dos materiais.
Student at Engineering 8 Semestre
5 aBom dia , meu nome é Davi sou estudante de Engenharia Civil e estou muito interessado na área de patologia em fundações, gostaria de perguntar já que o senhor é perito sobre o assunto, quais as principais patologias em fundações, como saber e identificar essas patologias, tenho muito interesse pois vou fazer meu TCC SOBRE O ASSUNTO e acredito que vou fazer uma pós relacionado com o mesmo... Obrigado e boa semana...