Pausa para respirar
Por trás do quase mantra ‘inspire, expire e não pire’, que parece frase feita para post no Instagram, há um recado muito importante: a valorização do autoconhecimento. Pode até parecer estranho que em plena revolução promovida pelo uso da tecnologia para fazer quase tudo aquilo que precisamos, a tão valiosa conexão com o “eu” por meio de um ato tão simples e involuntário, como a respiração, seja fundamental para não se render às pressões do dia a dia, em casa ou no trabalho. Mas é!
Não é difícil se lembrar que recomendações como “tenha calma”, “respire fundo” e tantas outras boas lições são ouvidas desde quando éramos crianças. Mas colocar isso em prática em meio à avalanche de tarefas diárias é um grande desafio. Não à toa, no mundo corporativo as grandes empresas estão cada vez mais preocupadas em cuidar daquele que é o seu melhor ativo: as pessoas.
Na @Audaz não é diferente. Há um ano, a agência de comunicação trouxe para o time a psicoterapeuta corporal e sistêmica @Erika Fiorentino, que comanda sessões semanais gratuitas na empresa. “Vivemos em uma sociedade que tem muita demanda, muita instabilidade, as pessoas estão muito sobrecarregadas emocionalmente. Como somos muito mentais, com inúmeras cobranças, trabalhar o corpo é fundamental para aliviar a pressão”, observa Erika.
"Vivemos em uma sociedade que tem muita demanda, muita instabilidade, as pessoas estão muito sobrecarregadas emocionalmente"
A ideia de investir na qualidade de vida das pessoas que atuam na agência foi do fundador e diretor-geral de criação, Alexandre Bassora, que acredita que a construção de um mundo melhor passa obrigatoriamente pelo cuidado com o outro. “Este investimento é natural. Não dá para ser produtivo, não dá para ser criativo, não dá para se engajar e estar completamente envolvido com o negócio da Audaz se os integrantes do time não estiverem bem na vida deles. Pessoas bem cuidadas e felizes produzem melhor”, avalia Bassora.
BIOENERGÉTICA
Erika levou para a agência a análise bioenergética, que combina exercícios físicos específicos e respiração para eliminar ou reduzir queixas apresentadas na terapia analítica da conversa, que é a etapa anterior, quando a terapeuta entende a história de cada paciente. “O trabalho da bioenergética é conectar o pensar, o sentir e o agir. É levar o paciente a se soltar, acordar o corpo e tirar as tensões”, explica Erika.
Na maioria das vezes, os benefícios da terapia são sentidos logo nas primeiras sessões, e quem se identifica não quer parar. “Conversamos um pouco e vamos para a prática. Vamos expressar com o corpo o que a pessoa está me contando”, explica a psicoterapeuta, que também destaca a importância de trabalhar o simples ato de respirar. “A respiração coloca a pessoa em contato com a realidade, funciona como uma âncora que a coloca em contato com o presente, o aqui e o agora”, completa Erika.
“O trabalho da bioenergética é conectar o pensar, o sentir e o agir. É levar o paciente a se soltar, acordar o corpo e tirar as tensões”
Em um ano passaram pela terapia na Audaz 27 mulheres e 16 homens, alguns já estão na 11ª sessão. O gestor pleno de Projeto e Negócios da Audaz, Luan Augusto, é um dos integrantes do time que não abrem mão dos encontros. “A terapia me ajudou a colocar ordem, a reorganizar as ideias. Sou uma pessoa antes e outra completamente diferente depois do contato com a terapia”, comemora o profissional.
As sessões são individuais e realizadas em uma sala preparada pela psicoterapeuta. “É só agendar e dedicar uma hora para cuidar de você. Não tenho dúvidas de que o cuidado com a saúde mental da equipe é um grande investimento feito pela Audaz”, define Luan.
CONSTELAÇÃO
Outros modelos de terapia para a equipe estão no radar da Audaz. O diretor-geral de criação, Alexandre Bassora, conta que a empresa quer beneficiar um número maior de pessoas. “Com o tempo, vamos proporcionar outras atividades, como meditação e yoga. Se a gente conseguir transformar a vida de uma única pessoa na Audaz, eu já me dou por satisfeito e muito feliz”.
Erika também iniciou com a equipe o trabalho de constelação sistêmica, abordagem que também busca o autoconhecimento, revela às pessoas quem elas são e qual é o papel delas na família, no trabalho, no grupo de amigos. “Identificamos se há papéis trocados. Colocamos uma lupa sobre os vários sistemas e, com isso, aumentamos a consciência sobre as relações”, conta a psicoterapeuta.
“O clima é agradável e a estrutura da agência é um grande diferencial. Temos áreas para leitura, para ouvir música, jogar videogame e até para tirar uma soneca”
As ações de cuidado com a equipe Audaz são acompanhadas de perto por @Emmanuele Pedrosa, também psicóloga e head de Relacionamentos Humanos da Audaz. “O clima é agradável e a estrutura da agência é um grande diferencial. Temos áreas para leitura, para ouvir música, jogar videogame e até para tirar uma soneca”, finaliza a head de RH.
Empreendedor, mentor, palestrante, sócio-diretor da Inter+ e do Portal do Nordeste.
5 aA Audaz é uma "surpresa" incrível para o nosso mercado. A exemplo de belas agências instaladas fora dos grandes polos mundiais de Publicidade, exemplo ainda raro no Brasil, a Audaz sediada em Americana - SP contempla estrutura e uma mentalidade muito sintonizada com os melhores requisitos de grandes agências ao redor do Mundo.