Pausar é preciso
Dizia Drummond que a vida necessita de pausas. A Ergonomia pode não ter esse talento literário, mas quem é ela para discordar do poeta? Seja seguindo versos, seja seguindo normas, as pausas estão aí – ou deveriam estar – em sua vida.
A norma fundamental da Ergonomia – NR 17 – ao estabelecer os parâmetros “que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente”, é taxativa ao dizer que, na organização do trabalho, as pausas devem ser incluídas para descanso (17.6.3, b).
Mas, mais do que ser prevista em legislação, as pausas devem ser algo incorporado à rotina ocupacional das pessoas. Esqueça o “descanse apenas quando tiver terminado”. Essa frase tão conhecida e repetida por empreendedores, gestores e coachs como métrica de desempenho e engajamento, se seguida à risca, servirá apenas para gerar riscos ergonômicos no trabalho e se, literalmente, os seus olhos estiverem vermelhos ao final do dia, o “sangue nos olhos”, será o reflexo do cansaço ocular de muitas horas seguidas, sem descanso, em frente à tela do computador. Então, para usar mais uma frase conhecida, assim como “Roma não foi feita em um dia”, a sua empresa ou os seus objetivos profissionais também não serão. Portanto, ajeite a coluna, ou levante para se alongar um pouco, beba uma água e siga essas dicas de como incorporar as pausas no seu dia a dia.
1- Pausa não é procrastinação
Todos estamos sujeitos aos momentos de desânimo ou a simples, velha conhecida, boa preguiça. Quando nos deixamos levar por esses estados, entramos em procrastinação, que é bem diferente de pausar o trabalho ou o estudo. A pausa é fundamental para evitar a fadiga – física e mental – e nos manter focados e produtivos. Soa paradoxal, mas quanto mais descansamos, mais produtivos somos. Há pausas programadas, espontâneas, micro pausas. Não se apegue às definições; apegue-se à ideia e apenas pause.
2- Foco
A divisão do tempo entre tarefa/descanso nos auxilia a manter o foco durante o momento da execução da atividade, pois concluímos etapas por períodos e não a atividade inteira. A ideia é nos condicionarmos a alguns minutos contínuos, bem focados, de trabalho – ou estudo - seguidos por alguns minutos de descanso. E, claro, durante os seus minutos de descanso, você é livre para desempenhar a atividade que desejar, mas sempre recomendamos que, se o seu trabalho é em frente à uma tela digital, faça algo que não se relacione a isso em sua pausa. Lembre-se: a ideia é a alternância de posturas, atividade visual e mental para evitar fadiga.
3- Técnicas
Você pode pensar agora: “estou cheio de coisas para fazer e ainda tenho que aprender mais técnicas?”. Calma. Há, realmente, várias técnicas para ajudar a melhorar o seu foco, concentração e produtividade, que vão desde técnicas respiratórias, de meditação, mindfullness... Entretanto, estamos aqui para sermos práticos. E em termos de praticidade, nada como a já conhecida “Técnica Pomodoro”, criada na década de 1980, por Francesco Cirillo, um italiano que, na época estava tão perdido quanto você em relação à sua concentração, produtividade e descanso. A ideia é simples, fácil, não requer prática, nem tampouco experiência: ajustar um timer – no caso original, um de cozinha em formato de tomate, daí Pomodoro (geniale!) - em intervalos de 25 minutos, com 5 minutos de descanso entre eles.
4- Aplicativos e extensões para navegadores com timer para aplicar a técnica Pomodoro
Se a sua família nunca teve um timer de cozinha e você prefere não usar mais nada analógico na atualidade, é óbvio que você não está sozinho e o mercado já disponibiliza vários apps e extensões para navegadores para facilitar ainda mais – se é que isso é possível – o uso do Pomodoro.
O que a gente usa aqui é o Tomato Timer. tomato-timer.com é um temporizador acessado diretamente pelo navegador. Basta estar conectado à internet. Ao término dos 25 minutos de trabalho e dos 5 minutos de pausa, há um aviso sonoro. Bem cronômetro mesmo.
Se você planeja, além de instituir as pausas, checar o quão focado está, há o Pomodoro Timer Online: pomofocus.io. Basicamente, a diferença entre os dois temporizadores é que o pomofocus permite adicionar a relação de tarefas que você pretende realizar naquele intervalo de tempo de 25 minutos.
Para celulares, os aplicativos, da mesma forma, variam de acordo com o seu objetivo, mas todos apresentam como funcionalidade básica o contador de tempo. E, antes de sair baixando aplicativos, lembre-se: o relógio do seu celular também funciona perfeitamente bem como um gerenciador de tempo – basta ajustar o cronômetro para os blocos de minutos de trabalho e descanso.
Agora, com a leitura feita, como Quintana, pouse os seus óculos sobre a mesa, para uma pausa na leitura de coisas feitas, ou na feitura de suas próprias coisas e surpreenda-se a indagar com que se parecem os óculos sobre a mesa. É, a vida necessita de pausas...
Ilustrador freelancer (Autônomo)
3 a👏👏👏