PENEIRAMENTO DE MINÉRIOS
PORCENTAGEM DA ÁREA ABERTA
Existe uma relação definida entre a área aberta, a rapidez do peneiramento e a vida útil da tela. No caso de telas metálicas, quanto maior o diâmetro do arame, maior a vida útil da tela. A elevação do diâmetro irá reduzir a área aberta e proporcionar um peneiramento mais lento. Numa planta focada na rapidez e qualidade do peneiramento, isso pode ser uma economia falsa.
Um arame de menor diâmetro lhe dará maior área aberta, maior tonelagem, mas, naturalmente, menor vida útil da tela.
Entre estes dois polos, está um fio de diâmetro médio. Você vai perceber que a vida útil mais curta da tela, será compensada pela tonelagem maior que será processada.
Minha sugestão é focar no equilíbrio, qual seja, mais econômico usar um fio de diâmetro médio que lhe dará proporcionalmente uma grande área aberta. No entanto, se uma maior tonelagem ou peneiramento rápido é imperativo, um fio mais leve deve ser usado.
De posse das informações técnicas do processo (granulometria, tipo de minério, taxa de alimentação, especificação dos produtos) e das metas de suas operações de peneiramento (KPI); indicarei qual a tela mais adequada para atingir esses objetivos.
Tudo isso com garantias técnicas.
O conceito e a importância da área aberta, se aplicam igualmente paras as telas de poliuretano, borracha e telas mistas (telas metálicas com sistema de fixação em poliuretano ou borracha).