PENSANDO EM TPM
Everton Pereira.
Implantei TPM na minha fábrica, e agora?
A filosofia do TPM, (Total Productve Maintenance), nasceu entre os japoneses na década de 70, para atender uma necessidade de garantir a produção e, melhorar a manutenção dos equipamentos em uma era de evolução tecnológica. Este modelo de gestão possibilita a empresa a atuar na causa raiz, para zerar suas perdas, melhorar as pessoas, e dar confiabilidade nos seus processos para atender seus clientes com qualidade total em seus produtos e serviços.
Agora, para quem implantou o TPM em sua fabrica, é de fundamental importância que todos os colaboradores estejam engajados para que esta filosofia caminhe para o sucesso. Hoje o TPM abrange todas as áreas da corporação, do chão de fabrica á administração, a cooperação entre áreas se torna uma espécie de engrenagem, se deixar de existir, o projeto trava.
Dentro da filosofia do TPM, há uma estrutura de 8 pilares: Manutenção Autônoma, Manutenção Planejada, Manutenção da Qualidade, Melhoria Especificas, Controle Inicial, Treinamento e Educação, Segurança Higiene e Meio Ambiente, Áreas Administrativas.
Cada pilar destes citados acima tem em particular suas responsabilidades, porém, para que suas atribuições tenham êxito, precisam atuar de forma conjunta, como se fosse um corpo, cada membro do corpo tem suas funções, mas o sangue (A ideia, o Objetivo) é o mesmo que circula por todos eles.
O TPM vai garantir aos senhores que optarem por investir em qualidade, em curto, médio e longo prazo, um processo num todo eficiente, reduzindo os custos, aumentando a produtividade e os lucros, zerando as percas e quebras, uma mão de obra capacitada e motivada, zerando falhas e acidentes de trabalho. Certamente sua empresa terá uma relação de confiança com seus clientes, fornecedores, trabalhadores diretos e terceiros que olharão para sua organização com certeza de um bom negocio e garantia de sucesso.
Vamos fazer TPM? Mãos ás obras e Sucesso!