Pequenas e Médias Empresas: Porque fazer Automação de Processos?
No Brasil atualmente muito se discute em como incrementar a competitividade de nossas empresas. Não podemos esperar que os ganhos de produtividade venham de ações de terceiros, como o governo, ou de reduções tributárias.
Temos que agir dentro de nossas empresas, produzir mais e melhor, ou seja, aumentar a produtividade e eficiência. Com a tecnologia avançando e simplificando sua interação com os usuários, temos sistemas que permitem que empresas e pessoas sem conhecimento técnico avançado comecem a usufruir destas vantagens competitivas.
O segmento de pequenas e médias empresas muitas vezes não conseguem implementar tecnologias de última geração devido à complexidade e custos envolvidos em consultorias e customização. Mas isso está mudando. Com a facilidade de distribuição e uso de soluções por meio da internet, começam a surgir sistemas que podem trazer ganhos reais e imediatos. A automação de processos é um dos melhores exemplos.
A automação de processos, nada mais é que o processo de racionalização, otimização e gestão dos processos-chave que impulsionam uma organização com o objetivo principal de diminuir custos, melhorar a produtividade reduzindo os prazos de execução, diminuir erros e melhorar a qualidade dos serviços. A automação de processos tem como finalidade substituir os processos manuais por softwares.
Através da automação de processos, a empresa gera uma diminuição de custos através da melhoria da produtividade, automatizando as atividades manuais que irá poupar tempo e recursos devido a diminuição de erros e minimização de retrabalho.
Um processo, na maioria dos casos envolve mais pessoas, onde é preciso interagir entre elas, e através dos fluxos de trabalho automatizados essas interações são feitas de forma padronizada, reduzindo a possibilidade de erros humanos e registrando todas as informações originadas das atividades. Um processo automatizado permite que os envolvidos realizem suas tarefas a partir de locais de trabalho virtuais, em que funcionários operam remotamente entre si ou com a gerência.
A melhoria da qualidade de serviços dá-se uma vez que as atividades passam a ser padronizadas e os envolvidos no processo consigam ter acesso e acompanhamento do estado atual e histórico de cada processo ou atividade, identificando participantes, dados inseridos e resultados obtidos em cada uma das etapas.
Para finalizar, a automação de processos permite que as organizações possam projetar, executar, observar, monitorar e melhorar constantemente os processos do negócio, o que torna a automação de processos uma das mais poderosas vantagens competitivas de uma empresa.
Conheça o ezFlow e comece a se destacar no mercado sendo mais competitivo e reduzindo custos. www.ezflow.net.br
Ajudo empresas e profissionais a resolverem problemas complexos (estratégia | cultura | governança | compliance | processos | mudanças | melhoria contínua | tecnologia | agilidade)
9 aBom dia Vilmar, Parabéns pelo artigo. Eu só separaria "automação" de "racionalização, otimização e gestão dos processos-chave". A automação não necessariamente trará estes resultados, e a obtenção destes resultados não necessariamente exigirão automação, o que se aplica tanto a "processos-chave" quanto a processos de suporte ou gerenciamento. O que acha?