Automação de atividades manuais / repetitivas: Tá na hora?

Automação de atividades manuais / repetitivas: Tá na hora?

Entre o avanço tecnológico e as práticas operacionais tradicionais, cabe atenção à uma decisão estratégica: discernir entre atividades que devem ser mantidas como manual e as que podem ser automatizado para otimizar processos. Nas minhas andanças conversando com profissionais do Contas a Pagar, Fiscal e CSC, vejo que, em alguns cenários, atividades manuais ainda são necessárias devido à complexidade, especificidade da tarefa ou falta de opção tecnológica viável, enquanto em outros, a automação se apresenta como o caminho mais lógico para eficiência e inovação.

Enquanto algumas empresas conseguem manter um equilíbrio saudável, muitas estão sobrecarregadas com processos manuais que consomem recursos valiosos.

Mantendo o exemplo que utilizei no artigo anterior, empresas que ainda manipulam e entram manualmente com notas fiscais e que possuem volume importante destes tipos de documentos, têm oportunidade importante de melhoria. As soluções de hoje não só agilizam a entrada e validação de documentos, mas também oferecem integrações robustas com sistemas ERP, reduzindo gargalos e riscos associados a erros e atrasos.

Porém, muitas delas ainda se mantem presa ao processo manual, que pode estar associada à resistência à mudança, pelo desconhecimento das soluções disponíveis ou do receio de mudar o processo vigente para implementar novas ferramentas. Contudo, na busca pela eficiência operacional, líderes devem fomentar a cultura de inovação e melhoria contínua, desafiando suas equipes a enxergarem além do ciclo imediatista das tarefas operacionais e buscarem possibilidades de terem mais liberdade para se concentrarem em atividades analíticas e estratégicas.

Se quiserem compartilhar suas experiências e o progresso alcançado nesta jornada de transformação, será bom para ampliar a discussão sobre o impacto da tecnologia e do pensamento estratégico nos processos empresariais.

Se não viu o artigo anterior e quiser dar uma olhada, segue: Artigo Anterior

#ContasAPagar #CSC #fiscal #controladoria #InovaçãoPrática #EficiênciaOperacional #Tecnologia #Automação #RPA #Estratégia


Vinícius Sampietro Coutinho de Melo

Assistente Jurídico | Recuperação de crédito Judicial e extra judicial | Processo Jurídico Empresarial | Finalizando bacharelado | Apaixonado por Direito

1 a

Legal a discussão. tenho visto atividades repetitivas em escritórios jurídicos, que penso existirem soluções tecnológicas que podem ajudar a minimizá-los.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rogerio Melo,MSc,ITIL®

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos