Agilidade: Quando é o melhor momento para mudar a rota

Agilidade: Quando é o melhor momento para mudar a rota

Em termos muito simples, Ser Ágil é a capacidade de uma equipe de mudar o curso com base nas mudanças do mercado e nas necessidades do cliente, para que possam agregar valor que o cliente possa usar imediatamente e fornecer feedback. Esta definição é aplicável para uma equipe, um conjunto de equipes dentro de uma unidade de negócios ou mesmo para a empresa como um todo.

A capacidade de mudar de rumo e se adaptar às condições do mercado é o que diferencia as empresas que têm sucesso em proporcionar a satisfação dos clientes das empresas que perdem a oportunidade de fazer o cliente feliz.

Imagine um navio movendo-se em um curso definido em direção a um destino. Conforme as condições mudam, o navio pode ter que mudar seu curso. Isso só é possível se todas as partes do navio trabalharem juntas na mudança de direção. Primeiro alguém precisa perceber que as condições mudaram e o navio precisa mudar de curso (estratégia), seguido pelas pessoas (mindset) e as máquinas (processos) envolvidos na execução de ações para mudar de curso. A mesma lógica se aplica às empresas - ou elas mudam de acordo com as necessidades do mercado e do cliente, ou vão continuar no curso estabelecido, deixando as necessidades dos clientes para trás e também o dinheiro que vem com tudo isso.

A boa intenção de chegar à agilidade geralmente se transforma em uma grande energia para começar. O que a maioria das empresas não percebe é que essa capacidade de mudar de rumo deve estar profundamente enraizada na cultura de como a empresa opera e constrói produtos. Tem que se tornar parte do DNA da empresa e se manter ao longo do tempo, tem que resistir à dificuldade de mudanças dos líderes e patrocinadores executivos. 


COMO COMEÇAR A MUDANÇA DE ROTA RUMO A AGILIDADE

Escreva quais práticas e expectativas constituem o “Ser Ágil” no seu contexto. Existem muitas maneiras de chegar ao estado final.

 Documente sua versão do que é importante para chegar ao estado final, para que todos na empresa tenham o mesmo entendimento compartilhado de como chegar lá. Divida-o em seções que são “obrigatórias” e “legais de fazer”, se necessário. Não se trata de definir tudo até a ação exata que alguém deve executar. Mas informar as pessoas sobre quais são suas responsabilidades nesta mudança e qual o processo a seguir.

Elabore um conjunto geral de diretrizes e treine sua equipe, isso pode ajudar a empresa a encontrar uma forma consistente de entrega de valor. Algumas pessoas acham que isso é muito restritivo (criar diretrizes), mas se você pensar sobre a analogia do navio, você precisa que todos saibam o propósito da mudança, o que os termos significam e quais são as expectativas com esta nova rota. Imagine você em um navio onde haja confusão sobre o que significam “bombordo” e “estibordo”!

Ter agilidade nos negócios e ser adaptável em nosso mundo acelerado e em constante mudança permite que você sobreviva e fique à frente de sua concorrência, crescendo e prosperando diante das mudanças, em vez de ficar para trás ou afundar o navio.



#agilidade #rhágil #serágil #jornadaagile #entregasdevalor #treinamento

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcela Azevedo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos