Pequeno empreendedor: 5 dicas concretas para vender mais em 2019
O ano está terminando e, como de costume, surgem diversas previsões para o próximo ano.
Algumas se concretizam. Outras nem tanto.
No fim das contas previsões são sempre palpites. Não há problema em dá-los. Se você acerta, é considerado um "especialista". Se erra, bem, não dá para acertar sempre, certo?
Enfim, esse post não traz previsões. Dentre várias coisas que sei fazer, ler o futuro não é uma delas.
As dicas que darei aqui são com base no que tenho vivenciado com os clientes da minha empresa nos últimos anos, em especial neste último ano de 2018. Dessa forma trago aqui algumas observações concretas voltadas para você que tem um pequeno negócio. A ideia é que você invista melhor seus esforços para atrair ainda mais clientes no Ano Novo, porém de forma consciente, sem fórmula mágica.
Vamos lá então.
1) Considere um E-Commerce, mas...
Há alguns anos um E-Commerce era um sonho distante e difícil de realizar. Era preciso um servidor caro, programadores, analistas de logística, enfim... O custo tornava praticamente inviável um pequeno negócio abrir um E-Commerce e manter suas atividades normalmente.
Isso vem mudando e 2018 foi o ano em que, na minha experiência, nunca esteve tão fácil abrir uma loja virtual. Diversos servidores oferecem o serviço pelo mesmo preço, ou pouco a mais do que que um servidor comum, incluindo o design da loja. Ou seja, se você já tem um site, transformá-lo em um E-Commerce é praticamente um pulo.
Porém, nem tudo são flores nesse meio.
As pessoas acreditam que um E-Commerce é um negócio fácil de gerenciar e que irá vender por si só. Ledo engano. Uma loja virtual exige tanta atenção quanto um negócio físico. Mais: em termos de marketing a verba necessária é ainda maior. Afinal como vão conhecer sua loja se não é possível passar na frente dela, como em um ponto comercial?
Ter um E-Commerce é sinônimo de divulgação constante com links patrocinados, mídias sociais e remarketing. É ter uma boa organização logística para despachar encomendas com regularidade, ter um estoque de produtos e embalagens adequadas para cada um. Isso tudo e muito mais. Exige dedicação de pelo menos uma parte de todo santo dia.
Se você tem esse tempo e força de vontade, então vá em frente.
Alguns clientes da Andarilho partiram para lojas virtuais em 2018 e tiveram grandes resultados de vendas, sempre, é claro com muito trabalho.
2) Ofereça conteúdo de qualidade
Não basta anunciar seu negócio em mídias sociais, Google, etc. Isso é suficiente para que as pessoas conheçam sua marca, mas não é suficiente para que elas vejam você como referência.
Insisto sempre com os clientes da minha empresa para que mantenham um blog no site. Recomendo que eles se dediquem por alguns horas na semana para criar textos tirando dúvidas, explicando sobre curiosidades, enfim, falando sobre temas que possam interessar seu público.
Isso cria conexão e vai te tornando à longo prazo uma referência naquele assunto. Sempre que alguém quiser saber sobre o tema, irá logo lembrar da sua marca. E na hora comprar, certamente, você terá preferência.
3) Faça mais vídeos
Vídeos estão cada vez mais em alta.
Assim como acontece com um E-Commerce, nunca esteve tão fácil produzir vídeos de qualidade.
Qualquer celular mediano é capaz de gravar vídeos em Full-HD. Editar vídeos é uma arte complexa, mas o básico se resume a cortar as partes ruins. Isso é suficiente para postar no Youtube e no Facebook. É fácil e rápido de fazer. Você só precisa de um editor no seu computador. Dá para editar até pelo próprio celular com alguns aplicativos.
Em suma, não há desculpa plausível para você não produzir vídeos que possam estar divulgando seu negócio e atraindo clientes.
Então faça isso.
Posicione a câmera e solte o verbo. Fale do seu negócio. Conte sua história. Diga que produtos você vende. Colha depoimentos com seus clientes. Conte suas dificuldades. Fale sobre os projetos que deram certo. E mais importante: diga o que seu cliente quer saber. Ao longo das postagens você vai receber interações, dúvidas, comentários. Use-os para criar conteúdo cada vez mais relevante ao seu público.
Em 2018 na Andarilho criamos diversos vídeos para clientes. Alguns foram impulsionados e geraram milhares de views. Ou seja, milhares de pessoas que não conheciam um negócio, agora conhecem.
4) Cuide da sua saúde
Pode parecer óbvio o que vou dizer a seguir, mas não custa lembrar.
Seu negócio depende de você. Se você é um empreendedor individual ou autônomo a empresa depende 100% de você. Se sua empresa já possui alguns funcionários, talvez o negócio não esteja totalmente centralizado na sua mão (que bom né?). Entretanto você seguramente ainda é peça chave para a roda continuar girando.
Dessa forma, a sua saúde é essencial para o seu negócio faturar mais.
Com uma boa saúde você sente menos cansaço, resiste melhor ao stress e tem mais energia para trabalhar e desenvolver seus clientes.
Então não fique parado. Não seja sedentário. A maioria dos empreendedores de sucesso possui uma atividade física preferida. Jiu jitsu, futebol, atletismo, tênis. Enfim, o que importa é se mexer.
Se você não tem nenhum esporte preferido, matricule-se em uma academia e vá quando puder. Se academia não é sua praia, faça caminhadas ou corridas pelo bairro.
Se nem isso te atrai, pelo menos use escadas fixas e vá a pé a alguns compromissos. Não dependa tanto do seu carro e você já vai sentir a diferença de alguns passos a cada dia.
Alguns clientes e parceiros da Andarilho são mestres em artes marciais ou esportistas disciplinados. É nítido como a boa forma os ajuda a tocar o negócio com a energia adequada.
5) Trabalhe com Alegria
Esse é o fator chave para qualquer negócio. Digo mais: para qualquer atividade, seja relacionada ao trabalho ou não.
Tudo que é feito com alegria gera energias positivas. Sinta amor pelo que faz. Se possível, faça com um sorriso no rosto. Dessa forma as pessoas a sua volta se sentem mais felizes e confortáveis com você.
Elas percebem como você ama o que faz e como está fazendo exatamente aquilo que gostaria e deveria fazer. Quem não compraria um produto ou serviço com alguém nesse estado de espírito?
Então não deixe a correria, o stress e o volume insano de trabalho tirarem o seu prazer. Se você abriu um negócio, imagino que seja por que gosta daquela atividade. Deixe as pessoas a sua volta saberem disso.
Os resultados certamente virão.
E que 2019 venha com tudo.
---
Um Feliz Natal e um 2019 de muito sucesso à todos os nossos leitores
Conheça nosso trabalho: http://design.andarilho.rocks
Assine nosso canal no Youtube
Diretor Executivo da Corretora de Seguros
6 aImportante reflexão, vamos juntos 2019 será melhor e diferente!