Perdas e Luto - Liberdade de Ir e Vir na Quarentena

Perdas e Luto - Liberdade de Ir e Vir na Quarentena

Quando falamos em perdas ou luto sempre imaginamos a morte como figura central dessa situação, mas nos esquecemos das perdas diárias.

Da perda de emprego, término de relacionamento, mudança de casa, amizades que se vão para outra cidade. Enfim... Existem muitos tipos de perdas.

Mas acredito que a perda que está afetando mais nesse momento em nossas vidas é a Perda da nossa Liberdade. Sim meus queridos, a tal da liberdade é o bem mais precioso que temos e até esse momento, não sabíamos como éramos livres apesar das nossas obrigações, apesar dos nossos trabalhos, apesar da nossa rotina, enfim, apesar de tudo aquilo que nos impelia a dizer... "Não tenho tempo... Como queria estar livre dessas obrigações"

Hoje sentimos falta do chefe chato, do trânsito da cidade, de ir ao mercado, de ir a escola e vejam bem, até de ir trabalhar naquele emprego que não gostávamos tanto assim.

Mas na verdade, não sentimos somente falta de tudo isso, sentimos falta de poder sair a hora que quiser, de sentir o vento no rosto, o sol quente na pele ou às gotículas de garoa que caíam furtivamente quando voltávamos apressados para a casa no fim do dia para não pegar aquela chuva no meio do caminho.

Muitas pessoas nesse momento, estão passando por esse luto, por essa perda, sim, perda, porque vivemos isso como perda. Chegar ao final de semana ou feriado prolongado e ter que permanecer dentro de casa, não poder viajar, não ir ao shopping pegar um cinema ou comer fora, não poder ir ao clube nadar na piscina, enfim... Deixar de fazer tudo que fazíamos antes da quarentena não tem sido fácil.

Mas precisamos entender dentro de nossos corações que apesar de vivermos essas perdas desde março, essas perdas são provisórias, não permanentes e que nesse momento, perdemos até mesmo o contato físico, para no futuro, podermos nos reunir novamente e que nessa reunião não falte ninguém.

Perdas são necessárias para aprendermos a dar o devido valor a determinadas coisas ou pessoas, as perdas não vem para nos punir, mas sim, para nos ensinar algo de valioso e necessário ao nossa própria evolução.

Então, força meus queridos, vamos juntos mais um pouco e logo isso vai passar.

Se precisarem de um Psicólogo, vocês sabem onde me encontrar.

Um forte abraço meus queridos e não se sintam sozinhos, pois estamos todos juntos em pensamento.

Cíntia Velloso Malpelli - Psicóloga e Psicopedagoga

Entre em contato para mais informações:

(11) 99926-2926 (WhatsApp)



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos