Perdeu o emprego? 4 dicas infalíveis...
Vivemos um momento de pura adrenalina profissional e pessoal, se já não bastassem os índices de desemprego que o país vinha apresentando, para piorar e alterar odos os prognósticos chegam a nova era do coronavírus. É verdade que não podemos culpar somente as consequências do vírus e os impactos que ele vem apresentando! Vale ressaltar, que ainda não passamos pelo pior. Sim, viveremos um legado negativo por anos, vai ser preciso muita expertise profissional para suportar tal momento mundial.
Devemos focar no presente antes de enxergar o futuro, não estou dizendo que o futuro não é importante! Muito pelo contrário, o sucesso está mais próximo de quem consegue antever cenários futuros e colocar ações em prática. Entretanto, cuidar do presente nos faz coerente nesse momento, afinal de contas, é preciso chegar forte no futuro próximo. Temos alguns profissionais que já começaram a sofrer as consequências dessa pandemia e perderam seus postos de trabalho, portanto, apresento abaixo quatro dicas valiosas e que se bem aplicadas, apresentam resultados muito positivos.
“Calma”, essa é a primeira, e mais importante dica, ela vai nortear sua jornada a partir de agora até que consiga se realocar profissionalmente. Pode ficar triste e chorar por dois dias no máximo, no terceiro em diante respire fundo e se energize de esperanças. Afinal de contas, procurar emprego dá muito trabalho, vamos precisar de você firme e forte. Se afaste de notícias, jornais, reportagens e pessoas que pensam negativo, agora é um momento só seu, vai ser preciso concentração e positividade nesse processo.
“Contato”, é um momento de comunicação, as pessoas próximas precisam saber que você está à procura de nova oportunidade profissional. Comece falando para familiares e amigos mais próximos, principalmente os que estão empregados em empresas que podem ser seu novo destino. No segundo momento, faça um mapa de pessoas que você conhece e tem pouco contato, mas que podem te ajudar agora! Não é hora de vergonha e/ou “mimimi”, a maioria das oportunidades profissionais acontecem por indicação, portanto, mãos à obra. Quanto maior for a sua comunicação, as chances aumentam na mesma proporção! Não subestime ninguém, vizinhos e até pessoas que nunca conversou, mas que você sabe que trabalha em uma empresa renomada, essa soltura e atitude podem te ajudar impressionando pessoas que não te conhecem. Dê um “jeitinho” e puxe uma conversa!
“Pesquisa”, é a parte mais trabalhosa, mas não menos importante! Crie seu perfil no LinkedIn e comece varrer os sites de oportunidades, busque empresas e envie seu currículo. Algumas empresas necessitam cadastrar os dados e aguardar o resultado. Além de pesquisar as vagas, estude muito bem como deixar seu currículo atraente, existem muitos vídeos ensinando, é fácil. Envie o currículo de acordo com cada vaga, não seja preguiçoso e mande a mesma informação para todas as empresas, cada vaga pede uma característica diferente.
“Entrevista”, esse momento não é uma conversa normal, é a oportunidade de mostrar todo seu conhecimento e habilidades profissionais. As competências e características que podem ajudar a empresa na busca dos resultados e objetivos. Nesta fase, muitos perdem a vaga, por não estarem preparados para a entrevista, portanto, estude, treine, pesquise técnicas para realizar uma entrevista de sucesso. Mãos a obra, quero ver você rapidamente de volta ao mercado profissional.
@renatolopespalestrante | lopesrenato@outlook.com
Blog: crescedorprofissional.blogspot.com