Perfis dos profissionais acima dos 50 no mercado de trabalho
A maturidade é considerada uma fase bastante complexa na vida das pessoas, uma vez que representa o resultado de tudo que elas vivenciaram e se permitiram experimentar ao longo de uma existência. Quem tem o privilégio de adentrar nessa faixa etária com sabedoria e semear um futuro com mais qualidade de vida e dignidade, conseguiu entender melhor o seu propósito. Vejamos cinco perfis de profissionais maduros que podem contribuir enormemente com as organizações e o desenvolvimento das pessoas de forma longeva:
ü Consultores
Esses profissionais desenvolveram uma carreira devotada ao conhecimento como professores, especialistas, acadêmicos ou gestores, sendo que em determinado momento da carreira, decidiram abrir uma empresa de consultoria, desejosos de obter maior flexibilidade de horário, a fim de se dedicarem às necessidades da família e obterem espaço na agenda para se aventurarem em novas experiências pessoais e profissionais.
ü Empreendedores
São pessoas inquietas e ativas que necessitam continuar trabalhando e gerando renda ou desejam criar oportunidades de negócios e se desafiar continuamente. Gostam de trocar ideias, desenvolver projetos e buscar parcerias, são curiosas e interessadas em aprender ferramentas tecnológicas e novos formatos de trabalho.
Os empreendedores podem ser classificados como: informais, cooperados, individuais, franqueados, sociais corporativos, públicos, geradores de conhecimento e aqueles que optam pelo negócio próprio.
ü Prestadores de serviços da Gig economy
Esses profissionais buscam se reinventar na forma de desenvolver as atividades laborais, uma vez que reconhecem as fragilidades e incertezas do mercado. Dessa forma, tendem a buscar alternativas de flexibilização por meio do trabalho sobre demanda e não mais pelo vínculo empregatício. Um bom exemplo disso é o trabalho autônomo ou freelancer. Muitas vezes esses trabalhadores acumulam renda proveniente da prestação de serviços para clientes e empresas diferentes.
Recomendados pelo LinkedIn
ü Inconformados.
Esses profissionais se ressentem da falta de espaço no mercado de trabalho já ultrapassaram a faixa dos 50. Frequentemente relembram o passado, quando sentiam-se valorizados e tinham um trabalho satisfatório. Ainda se fixam no sonho do CLT e costumam ser mais fechados para os novos formatos de trabalho; novos aprendizados e diferentes fontes de renda. Entretanto, possuem experiências importantes que lhes permite continuarem com as suas contribuições no mercado de trabalho de forma mais flexível.
ü Mentores
São profissionais que contam com uma jornada de vida e de carreira e dedicam-se a contribuir com o propósito do desenvolvimento humano. São comprometidos e sérios nas atividades que exercem dentro ou fora das organizações. Envolvem-se em projetos sociais e mentorias com empreendedores e jovens, alguns até se aventuram-se como investidores anjo em startups, sendo várias e diversas as oportunidades de oferecerem uma relação de ajuda eficaz.
Importante considerarmos o valor proporcionado pelo back ground desses diferentes tipos de perfis profissionais, que podem estender o tempo de trabalho, desenvolvendo relevância e fazendo entregas de qualidade por onde passam. ”
Cristina Consalter
Artigo adaptado do estudo sobre longevidade e pessoas- Fundação Dom Cabral.