Perrengue chique de trabalhador home office
// O lugar onde você trabalha importa tanto assim?
A rixa home office versus trabalho presencial ainda não foi totalmente superada. Até hoje ainda existem os “ateus do home office“ que acham que só é possível produzir presencialmente na firma, tal qual os maias e astecas faziam.
Desde que profissionais de diversas áreas passaram a ter mais liberdade para escolher seu local de trabalho, um problema começou a incomodar muita gente: a dificuldade de separar o que é vida pessoal e o que é trabalho.
Isso pode minar sua produtividade (quando a vida pessoal invade o espaço de trabalho) ou atrapalhar seu tempo de qualidade com quem você ama (quando é o trabalho que invade sua vida pessoal).
O que queremos aqui é encontrar um equilíbrio, algo que, querendo ou não tem muito a ver com impor limites –– tema que trataremos em outra edição.
Hoje vamos falar sobre como evitar que as distrações do dia a dia prejudiquem seu trabalho e estudo no home office.
Segunda-feira, 16h13:
O diabinho da procrastinação sussurra na sua cabeça: deixa esse relatório para amanhã, você já fez muito hoje.
Como mandar esse satanás embora e fazer o que precisa ser feito?
Mudar de ambiente pode ser uma boa opção. Se a monotonicidade da parede do seu quarto te deixa entediado, experimente passar algumas horas trabalhando na sala.
Ir a um café com um bom wifi e um ambiente agradável também costuma ser uma ótima pedida.
Bibliotecas também são ambientes excelentes, especialmente quando o objetivo é estudar. É preciso ressaltar, ainda, que elas possuem um diferencial: ambiente calmo, pessoas concentradas estudando e cheirinho de livros 📚 (hmmm).
Se você mora próximo a parques, praia ou outros lugares em que é possível ter contato com a natureza, vale tentar tirar alguns momentos do seu dia para caminhar nesses lugares e lembrar que você não é um robozinho nesse mundo cheio de zeros e uns e reorganizar suas prioridades.
Recomendados pelo LinkedIn
Se não quiser sair de casa, tente fazer pausas no seu trabalho/estudo e olhe pela janela, brinque com o doguinho por alguns instantes, dê aquela alongada nas costas. Fará bem ❤️
// De onde vem sua inspiração?
Todo mundo que lida com criatividade no dia a dia entende a necessidade de consumir conteúdo para “manter as engrenagens girando” dentro da cabeça. Isso é especialmente verdade no caso de criadores de conteúdo e artistas.
Se você anda sem inspiração ou sem motivação, experimente consumir conteúdos que te interessam.
Por aqui, adoramos livros e documentários sobre assuntos diversos. Esse da foto é o documentário Abstract: The Art of Design, disponível na Netflix.
Nele, é possível encontrar vários insights interessantes de artistas que mostram sua forma de ver o mundo através de seus trabalhos.
Na foto acima está o artista Olafur Eliasson, que aparece no primeiro episódio mostrando várias de suas criações, entre elas uma obra de arte que utiliza uma luz que “rouba a cor“ do ambiente.
E aí, o que você tem assistido/lido ultimamente?
// Dicas Pomo
Aqui vão cinco #DicasPomo 🍅 para você que precisa se concentrar e tem dificuldades para entrar no “estado de flow”:
Se você gosta do nosso trabalho por aqui, considere se inscrever no Substack para receber a newsletter diretamente no seu e-mail!
Jornalista multimídia | Produtora de Conteúdo | Redatora
1 aAdorei a news 👏