Personalizar o atendimento de seus prospects e suas campanhas de marketing é um bom caminho?

Personalizar o atendimento de seus prospects e suas campanhas de marketing é um bom caminho?

Atualmente, para as equipes de marketing e vendas, seja de Startups ou de grandes corporações, a personalização de campanhas, atendimento e propostas de valor são essenciais para aquisição e, principalmente, manutenção de clientes.

Isto não é novidade para ninguém, inclusive, segundo uma pesquisa da Gartner, 80% dos clientes de hoje são mais propensos a engajar e contratar os serviços de uma marca que investe nisso ou já nascem com este mindset.

Vivemos em um ambiente quase 100% digital. Sendo assim, é mais importante do que nunca adicionar um toque humanizado à experiência do cliente. Mas dimensionar e tornar a personalização consistente não é uma tarefa fácil.

Essa dificuldade tende a afetar equipes pequenas, como Startups em early stage, e mais ainda as grandes corporações, que geralmente possuem processos mais longos e burocráticos. 

Aí fica a pergunta: como posso personalizar, de maneira eficaz, eficiente e factível, minha conexão e os pontos de contato com meu prospect?

Para responder essa questão, separamos 4 dicas incríveis para você. Vale a pena conferir!

1) Alcançando a personalização em um mundo digital

Quando falamos sobre personalização, a escrita está na pedra – ou na internet. Segundo um relatório da McKinsey, sobre conexões entre a empresa e clientes, 71% dos entrevistados esperam interações personalizadas na experiência do cliente , sendo que 76% ficam frustrados quando essa expectativa não é atendida.

Além disso, a pesquisa constatou que as empresas de rápido crescimento obtêm 40% desse desenvolvimento a partir da personalização.

Mas como é possível desenvolver essa personalização em um cenário de distanciamento pessoal, como a pandemia que vivenciamos recentemente, onde as interações pessoais foram dificultadas?

Precisamos compreender que, agora, essa ideia de mensagens personalizadas, trazendo o elemento humano de volta ao mundo digital é mais importante do que nunca, pois não podemos ou temos dificuldade em ter mais dessas experiências pessoais.

É necessário confiar fortemente em pontos de contato digitais, para nos conectarmos com nossos compradores ou clientes target. A personalização será um enorme diferencial nesse novo cenário.

2) Conheça os clientes em seus termos

É justo dizer que a maioria das empresas está ansiosa para começar a personalizar seus produtos. Contudo, muitas delas enfrentam barreiras no início de sua jornada de personalização.

Isso acontece principalmente com empresas que já possuem um certo tempo de operação. Inclusive, algumas equipes – acostumadas a jantares de clientes e brindes – ainda estão lutando para se adaptar ao mundo digital.

Por outro lado, algumas empresas são pequenas, não tendo poder humano para lançar grandes campanhas de personalização escaláveis. Ainda assim, outros têm orçamento disponível, mas não sabem o que priorizar ou como investir.

Independentemente do tamanho ou orçamento da sua empresa, Mark Kilens, CMO da Airmeet, diz que sempre há um bom lugar para começar.

“A personalização começa com os segmentos que mais importam para o seu negócio”, diz Kilens, ressaltando que criar melhores experiências de compra para esses segmentos direcionados é uma das áreas mais importantes para investir em 2022.

Ele também recomenda focar nos segmentos de mercado que têm o maior impacto no pipeline e nos esforços de receita de suas equipes e, em seguida, começar a entender esses segmentos por meio de uma estratégia integrada de vendas e marketing e o uso de tecnologia.

Depois de fazer isso, é preciso encontrar o comprador onde ele está, da maneira como ele gosta de se envolver, com soluções para os pontos problemáticos específicos que ele tem – o que Kilens chama de ter a conversa certa, no lugar certo e na hora certa.

3)Comece pequeno e construa de forma inteligente e sólida

Após escolher sua persona e trabalhar para entender os segmentos-chave, é tentador tentar personalizar tudo e esperar que algo funcione imediatamente.

Mas esse é um processo lento, e que requer um passo de cada vez. O ideal é começar pequeno, provar que seus esforços estão dando certo e dimensionar a partir daí.

Diversas empresas optam por deslumbrar e conquistar seus clientes ou enviar presentes atenciosos, e ainda por cima caros.

Outras pensam que personalização significa abordar um cliente em potencial pelo nome, quando ele visita seu site.

Mas a personalização não se resume unicamente a isso. O que os consumidores realmente desejam saber é como as empresas entregarão valor por meio de seus produtos.

Logo, a personalização não precisa ser um livro ou uma caixa de chocolates, podendo ser mais simples, barata e eficaz, como uma landing page em seu site para uma persona específica.

Outra alternativa são vídeos curtos que falem sobre uma dúvida dos seus segmentos-alvo, ou até mesmo uma postagem no blog sobre um problema que os seus serviços ou produtos podem ajudar a solucionar.

Personalizar o conteúdo sem pensar em uma abordagem onimichannel de personalização não vale o ROI.

É preciso envolver seus clientes ideais quando, onde e como eles querem se envolver, com ferramentas e campanhas geralmente simples direcionadas para as pessoas que mais desejam ou precisam do seu produto. Isso é algo que tanto empresas grandes quanto pequenas podem fazer.

4) Personalize com contexto

À medida que você personaliza a interação para seus clientes, lembre-se também de personalizar a experiência para sua equipe de vendas.

Para isso, você pode fornecer a eles todas as informações sobre a campanha, necessárias para identificar, alcançar e personalizar as conversas com o cliente.

Caso sua equipe comercial não entenda sua campanha ou suas personas, ela não poderá desempenhar a personalização de uma maneira que atenda às necessidades dos dos seus prospects.

Ao final do dia, a sua equipe de vendas é o principal mecanismo para atrair novos clientes através do funil, envolvendo eles a fim de gerar fidelidade à marca.

Você pode planejar a melhor campanha do mundo, mas se ela for lançada sem a conexão e engajamento do time de vendas, proporcionando que naturalmente eles apoiem a campanha da maneira correta, ela nunca alcançará o seu verdadeiro potencial.

Em outras palavras, o ideal é criar equipes integradas de marketing e vendas, que abranjam funções nas quais todos elaborem estratégias, aprendam e avaliem. Logo, todos da equipe terão poder de fala.

Para criar a sua personalização vale pensar e executar isso:

Integrar os times, com reuniões semanais de métricas, em que cada equipe relata o progresso e os aprendizados, pensando em planejamentos futuros, juntamente com reuniões aprofundadas entre leads de vendas e marketing, além de relatórios regulares no Slack. 

Um ponto importante, e que merece ser reforçado, é que a personalização vai além de sua persona e público-alvo, precisa ser interna também. Se você não aplicá-la na equipe de vendas e marketing, não será possível acertar a personalização.

Esse processo pode parecer assustador, mas começando pequeno, identificando seu cliente ideal e integrando suas equipes e tecnologia para criar estratégias vencedoras, você pode ajudar seus clientes a encontrar a solução que eles precisam, garantindo fidelidade a longo prazo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fernando Asdourian

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos