Pesquisa sobre o uso da Fotobiomodulação para o controle da Diabetes 1 e 2

Pesquisa sobre o uso da Fotobiomodulação para o controle da Diabetes 1 e 2

A foto inicialmente não combina com o título acima, mas a busca pelo conhecimento inciou-se através da descoberta de forma abrupta e confirmação de diagnóstico da Diabetes tipo 1 da minha filha há aproximadamente 1 ano, e da pior maneira possível: Cetoacidose com internação na unidade de tratamento intensiva pediátrica. Foram dias terríveis, mas que me despertaram logo ali, naquela maca hospitalar, a possibilidade de efetuar a terapia fotodinâmica visando buscar, de maneira empírica, resultados que pudessem reverter o quadro agudo. Após a alta, consegui entrar em contato com a maior sumidade mundial em diabetes, Dra Denise Faustman (Director, Immunobiology Laboratory at Massachusetts General Hospital) que gentilmente esclareceu pontos incipientes sobre a vacina para DM2 que está em curso nos USA. Pois bem, logo na primeira semana de retomada aos trabalhos, reiniciei como pesquisador do Hospital do Câncer de Ribeirão Preto, e a revisar literaturas sobre o tema, dando início à edição de um trabalho na área fotoenteral (sem invasividade) para controle de pacientes oncológicos com DM1/2 e não oncológicos. Para consolidar este projeto, convidei colegas multidisciplinares de peso para contribuírem nesta empreitada (Endocrinologista, Oncologista, Fisioterapeuta, BucoMaxilo). E já nos experimentos iniciais, através da coleta de indicadores, como hb glicada, os resultados foram consideráveis o que alavancou os estudos permitindo uma atualização dos protocolos e equilíbrio postural dos manuscritos.

Atualmente, o que posso adiantar para os pacientes portadores e os estudiosos do meio é que este projeto hoje é uma realidade, através de case reports que estão evoluindo positivamente, e penso que a consolidação da pesquisa poderá trazer benefícios reais aos portadores, reduzindo a utilização de medicamentos e otimização das funções sistêmicas, tanto no pâncreas no insulinodependentes, como no fígado dos tipo 2.

Conforme houver evolução, estarei postando aqui e no instagram @julianoabreupach

#diabetes #oncology #oncologia #cancer #insulina #diabetes1 #diabetes2 #dm1 #dm2


Cássia Cilene Hora Bastos Amorim

Enfermeira Reabilitação 30anos de atuação na Rede Sarah de Hospital

8 m

Profº Juliano gostaria muito de obter informações sobre a Fotobiomodulação no controle da diabetes. Sou Enfermeira habilitada em Fotobiomodulação e estou pré diabetica.

Prof Dr Juliano Abreu Pacheco

Coordenador de Pesquisas do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto no Hospital de Câncer de Ribeirão Preto

6 a

Pesquisa aprovada pelos pares e aguardando publicação... 

  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Prof Dr Juliano Abreu Pacheco

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos