A pessoa certa, no lugar certo
As pessoas nota 7 são fundamentais para as empresas e na sociedade, mas são as que mantém um 10, mesmo que em poucos quesitos, que fazem o mundo evoluir e melhorar.
Não há nada mais desagradável do que respostas do tipo “Pode ser”, “Tanto faz” ou “Você quem sabe”, eu diria que o uso destas frases está relacionado à uma das piores características que um perfil profissional ou pessoal pode ter; a passividade. Passividade pode ser uma característica interessante para determinados cargos, cargos que demandem a adoção de padrões de trabalho, padrões já planejados, desenhados, testados e aprovados, então este tipo de profissional, o média 7, será capaz de executá-lo adequadamente.
Mas esta não é característica de profissionais ou pessoas interessantes, pessoas que fazem acontecer, que são capazes de mudar histórias, de propor novos conceitos de melhorias e desenvolvimento, capazes de mudar o destino de uma empresa.
Os profissionais capazes de mudar o mundo geralmente são profissionais que se sobressaem em alguns aspectos, como média 10 em liderança, mas são apenas bons (média 7) em outros, como gerenciamento.
Se trouxermos esta situação para uma analogia no mundo da administração de empresas, profissionais média 7 são fantásticos para implantar modelos já consolidados, são fundamentais quando chegamos à fase SDCA (S – standard, D - do, C - check e A - act), porém são os profissionais incomodados, destaques em quesitos especiais, que são capazes de planejar adequadamente e com ousadia e, assim, fundamentais no PDCA (P – Plan, D - do, C - check e A - act).
É difícil entender que atingir as médias é importante, ninguém quer ficar para traz ou fazer feio e as empresas exigem profissionais flexíveis, capazes de entender o todo e atuar em diferentes funções com desembaraço, conforme as necessidades. Mas um profissional será reconhecido pela habilidade onde ele é extraordinário, acima da média, então se você tem uma habilidade especifica, invista nela, esta será a sua marca, será também o seu diferencial para alcançar remuneração superior aos demais.
Luciano Piteli
Administrador de Empresas
Software Embarcado ( foco Sistema de Telemetria com Tecnologia RFID ) Startup Otimizar.Segmento Inovação Tecnológica
8 amuito bom , artigo