As pessoas certas nos lugares certos!
Uma vez alguém do RH da empresa em que eu trabalhava me perguntou "Antonio, qual é a sua arte na gestão de pessoas?" Prontamente eu respondi: “a minha arte é colocar as pessoas certas nos lugares certos! ”
Na minha opinião não existem equipes ruins, o que existe são gestores despreparados para entender a individualidade de cada um, sabendo tirar o melhor de cada indivíduo. Não há dúvidas de que o sucesso de uma empresa depende, em grande parte, das pessoas que a compõem, afinal de contas são elas que dão vida às ideias e fazem com que as metas sejam alcançadas. Como disse Jim Collins “Não são as circunstâncias que causam resultados, são as pessoas! ” Por isso, é tão importante saber escolher as pessoas certas para os lugares certos. Só assim é possível tirar o melhor do trabalho e da performance de cada um. Quando estão nos lugares certos as pessoas estão felizes e entregam mais.
Mas como fazer isso?
Não existem fórmulas mágicas para saber se uma pessoa é a certa para um determinado cargo ou posição, isso significa antes de tudo, analisar o perfil de cada um e o que eles têm a oferecer de melhor para a empresa e quais as suas motivações. É preciso, também, levar em conta as características do cargo a ser preenchido cruzando essas informações pois o que pretendemos é colocar as pessoas certas nos lugares certos, só assim será possível fazer a melhor escolha e, consequentemente, aumentar as chances de sucesso da empresa. Além disso, é importante lembrar que as pessoas certas nos lugares certos também são aquelas que se sentem motivadas a fazer o seu melhor. São aquelas que estão dispostas a dar o seu melhor para a empresa e que se sentem realizadas com o que fazem, elas enxergam não somente suas motivações pessoais, mas também um propósito que as conecta com um desempenho de alto nível. Por isso, é tão importante investir em um ambiente de trabalho saudável e motivador. Só assim será possível manter as pessoas certas nos lugares certos e aumentar ainda mais as chances de sucesso da empresa.
Importância estratégica
Recomendados pelo LinkedIn
Este modelo de trabalho torna-se ainda mais importante em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, em que as empresas precisam estar sempre à frente da sua concorrência necessitando permanentemente contar com profissionais qualificados e que estejam alinhados com a missão, a visão e os valores da organização. E aí vou te dar uma dica preciosíssima: Só agindo assim é possível ter um time de alta performance, capaz de superar os desafios e alcançar os objetivos traçados. É claro que isso não significa que todos os profissionais precisam ser especialistas em sua área de atuação. Podemos fazer uma rápida analogia com o mundo do futebol por exemplo, onde verificamos que alguns são mais habilidosos em encontrar o caminho do gol, outros em evita-lo. O que é importante é que cada um esteja disposto a aprender e a crescer junto com a empresa compartilhando os mesmos valores e olhando na mesma direção, isso só é possível com um ambiente de trabalho saudável, que estimule a troca de experiências e o aprendizado constante. Por isso afirmo: é muito importante investir em treinamentos e desenvolvimento de pessoas. Só assim é possível ter um time cada vez mais preparado para enfrentar os desafios do mercado.
Não existem equipes ruins, o que existem são gestores despreparados!
Muitos gestores de equipes acreditam que o problema está nas pessoas que compõem a equipe, e que a solução é simplesmente culpa-las e substituí-las. No entanto, o problema pode não ser das pessoas, e sim da forma como elas são gerenciadas. Um gestor deve ser capaz de fazer uma leitura precisa de cenário e liderar sua equipe de forma a extrair o melhor de cada um dos seus membros, isto significa criar um ambiente de trabalho saudável e motivador, onde as pessoas se sintam valorizadas e possam desenvolver todo o seu potencial. Infelizmente, nem todos os gestores tem preparo para assumir este desafio. Muitos são autoritários e inseguros, o que acaba criando um clima de medo e incerteza nas equipes. Outros são ineficientes, prolixos e desorganizados, o que dificulta o trabalho de entendimento das pessoas. No final, a verdade é que o problema não está nas equipes, mas sim nos gestores. Um gestor preparado é capaz de liderar uma equipe de forma eficaz e pode fazer toda a diferença no desempenho de um Time.
E você, já pensou em como pode colocar as pessoas certas nos lugares certos criando um Time de Alta Performance? Compartilhe comigo a sua opinião!
Consultor de varejo na Gente & Processos Soluções para o Varejo
2 aMuito bom compartilhar sua experiência. Parabéns.
Supervisor de vendas na Fornecedora CHATUBA de Nilópolis
2 aShowwww
Assistente fiscal na Fornecedora Chatuba de Nilópolis
2 aExcelente!
Superintendente Regional na AD Shopping
2 aPerfeito!
Gerente geral - Rapidão Atacadista em São Roque
2 aExcelente leitura!! Parabéns Bela reflexão!!!