PI Planning
Falamos anteriormente no program increment e agora vamos falar do evento mais importante do SAFe que é a PI Planning.
A PI Planning é a hora que vamos alinhar a missão e o objetivo junto com o ART e as demais partes interessadas. É o momento que embarcamos todos na jornada do ART.
É recomendando a realização presencial, porem nesse período de quarentena já presenciei alguns times que realizaram a PI remotamente e tiveram sucesso.
O framework sugere uma agenda padrão de dois dias. É iniciado com a apresentação do contexto e de negócios, e seguida é realizado o planejamento das equipes de como entregarão as suas respectivas partes do incremento no programa.
Quem participa da PI Planning ?
O RTE é o facilitador, os demais envolvidos no ART, é aconselhável a participação dos Business Owners para passar a missão e objetivos do negócio.
Benefícios gerados:
Alguns benefícios gerados são: estabelecer comunicação cara a cara entre todos os envolvidos, construindo uma rede em torno da ART. Alinhamento com a visão e missão do negócio e do ART. Contamos que os responsáveis pelo negócio estejam presentes e facilitem a tomada de decisão.
Limitamos e definimos a quantidade de trabalho, já evidenciado a importância de um WIP controlado que não sobrecarregue os times.
Saídas da PI Planning
Quadro do programa: quadro com mapa de entregas, dependências de demandas e macros importantes.
Objetivos comprometidos: Objetivos comprometidos baseados em uma avaliação SMART por cada grupo de trabalho.
Agenda recomendada pelo SAFe:
A agenda inicia com contexto comercial, alinhando a missão com portfólio.
Em seguida temos um briefing de produtos para falar do produto ou solução sobre a situação atual e destaca as alterações recentes. Ainda continuando os alinhamentos de visão, a arquitetura posiciona sobre as melhores práticas que estão sendo utilizadas.
Entre os alinhamentos fazemos interrupções para discussões sobre capacidade das interações e recursos que serão alocados. Inicia um rascunho sobre todo o trabalho que será realizado.
No final do primeiro dia acontece uma nova validação dos planos, junto com a gerência e principais envolvidos. Saímos com um plano preliminar informando dependências, escopo e restrições.
Segundo dia:
O dia inicia começa com a validação e definições do dia anterior. A agenda continua com o refinamento do planejamento agora com atribuições a valores comerciais. Mostrando peso de cada feature ou habilitar dentro do programa.
Após o almoço é sugerido abordar os riscos do programa, utilizando uma abordagem de riscos resolvidos, possuído, aceito e mitigado.
Após todo o planejamento e definições fazemos a votação para entender quanto confiante o
time está para entregar o incremento comprometido.