A piada da Transformação Digital
Já ficou velha a piada sobre o Coronavírus ser o responsável pela transformação digital na sua empresa.
Aliás, o tema é complexo e eu tenho uma perspectiva diferente sobre o assunto.
O ponto é que se você acha que a sua empresa está se transformando, sinto lhe dizer, mas está na hora de acordar desse doce sonho. Sua empresa não está fazendo nenhuma revolução, pelo contrário, ela está atirando para todos os lados, desesperadamente lutando pela sobrevivência.
Transformação digital não acontece em um passe de mágica, do dia para noite, só porque o governo fez o decreto mágico do isolamento.
É muito provável que parte da liderança (se não toda ela) passou os últimos anos se digladiando entre os conservadores turrões (a turma do comitê), os que querem ser descolados, repetindo feito papagaio o termo da moda, e os que realmente enxergam os desafios da nova economia. Se identificou em um ambiente assim? Pois bem...
Home office hoje é obrigação, ferramentas de comunicação remota essenciais, ser ágil uma necessidade. Nada disso foi previamente implementado simplesmente porque gestores visionários queriam mudar a cultura da empresa. Entende aonde quero chegar?
Ao fim de tudo isso muitas empresas irão mudar suas políticas de home office, mas não por acreditar em um modelo organizacional distribuído, nem mesmo porque pensam no bem-estar dos funcionários, ou porque discutem com profundidade produtividade, mas porque com a economia afetada como nunca, é o momento de economizar, e facilities tem alto impacto no orçamento.
Não há mudança de mindset, pelo contrário o mindset é o mesmo: economizar para sobreviver e resultados a curto prazo.
Ora vejamos, você não passou a usar Uber, Nubank, Whatsapp, Rappi por imposição. Mas sim porque percebeu valor, seja financeiro, comodidade, produtividade ou simplesmente por estar cansado dos habituais players do mercado. Para usar esses serviços houve ainda uma mudança na sua forma de pensar.
Então, por que em ambientes complexos como da sua empresa deveria ser diferente?
A maioria das corporações pulou essa etapa, a mais importante! Foram obrigadas a adotar essas práticas, que são apenas uma minúscula parcela no contexto da transformação digital.
O isolamento criou uma armadilha, essa falsa impressão que milhares de empresas adotaram a transformação digital e que agora estamos em uma nova era. Quando as coisas voltarem ao NOVO NORMAL vai ser muito interessante acompanhar o mercado, ver quem realmente aproveitou o momento para se transformar e quem surfou mais uma onda e terminou de novo na praia da mesmice.
E você aonde acha que vai estar?
Empreendedor | Ajudo empresas e governos a pensarem digitalmente…
4 aParabéns pelo artigo Daniel Tavares Guerreiro , compartilho da mesma visão.
Textos persuasivos: Crio a comunicação que o seu negócio precisa pra vender mais!
4 aVerdade. Concordo!
Systems Safety Engineer
4 aDaniel Tavares Guerreiro, eu já tinha visto essa piadinha várias vezes aqui no LinkedIn, mas não havia pensado por este lado. As empresas realmente foram forçadas a fazer home office, digitalizar parte das atividades, mas não porque vêem valor nisso, senão já teriam feito antes. Será que a COVID-19 vai ser suficiente para estimular a evolução permanente e não temporária de estruturas ultrapassadas que não são mais tão eficazes hoje em dia? Muito boa a reflexão, obrigado!
Criadora da @Maria Bilu Papelaria | Product Designer | Designer Gráfico | Produção Gráfica
4 aPerfeito!