PIX — Jornada 89. É verdade que o Pix nunca sofreu um golpe?
Bem-vindo a mais uma jornada de conhecimento sobre Pix!
Quase 6 meses de operação plena e será mesmo que não houve nenhum golpe via Pix? Bom, realmente não.
Muitos fraudadores utilizam-se de engenharia social para roubar dados dos clientes e fazer transações não-autorizadas. Mas nenhum hacker até hoje infiltrou-se dentro de apps participantes do Pix, fazendo o dinheiro sumir automaticamente ou similares. Essa informação é confirmada pelo Banco Central e prova a robustez de todo o sistema de pagamentos instantâneos.
Os golpes atuais não se dão pela plataforma Pix propriamente dita, e sim através de informações capturadas pelos fraudadores. E elas podem ser passadas de muitas formas, seja clonando o WhatsApp, criando um novo WhatsApp e usando sua foto de perfil para pedir dinheiro, alegando sequestro de familiares, entre outros tipos que você pode clicar aqui* e conferir num post onde explico melhor.
O Banco Central recomenda que todos os clientes estejam atentos a ligações, e-mails, sites de e-commerce e qualquer pessoa que se passe por um familiar pedindo dinheiro. Se acontecer, desligue a ligação e entre em contato com seu banco através do app ou até mesmo ligando; contate seus familiares para confirmar informações e crie sempre senhas diferentes para cada banco ou rede social.
As tentativas de fraude sempre existirão, e quanto mais a tecnologia ganha espaço, os hackers sociais ficam mais espertos. Cabe a nós tomarmos muito cuidado e estarmos de olhos bem abertos, mesmo quando a situação aparentar ser totalmente confiável.
Você já sofreu algum golpe via Pix? Se sim, como resolveu?
Nossa jornada continua!