Planejamento e fontes de recursos são prioridades para mobilidade urbana

Planejamento e fontes de recursos são prioridades para mobilidade urbana

Profissionais do setor estarão reunidos em dezembro para debater alternativas de financiamentos e modelos economicamente sustentáveis de gestão em encontro que apresentará cases e novidades ao mercado

A captação de recursos para viabilizar o planejamento de mobilidade urbana de diversas cidades brasileiras e as alternativas para oferecer aos cidadãos modelos economicamente sustentáveis de gestão serão tema do 2º Fórum Movecidades, que acontece de 2 a 4 de dezembro, em São Paulo, organizado pelo InformaGroup.

A partir da década de 70 a motorização e o transporte individual passaram a ser dominantes em grande parte das cidades brasileiras, criando gargalos insolúveis, principalmente em grandes capitais. Segundo uma última estimativa da Agência Nacional de Transporte Ferroviário (ANTF), entre 2003 e 2010, o tempo gasto nos deslocamentos das grandes metrópoles aumentou em 20%, tendo reflexos na produtividade dos trabalhadores e das empresas em geral.

Neste cenário, a demanda por redes de transportes urbanos mais extensas, capilarizadas, integradas e eficazes tornou-se de suma importância em todos os estados brasileiros. “As administrações públicas estão cada vez mais engajadas em oferecer soluções e isso tem captado a atenção da iniciativa privada. Estamos vivendo uma época de grandes mudanças e a necessidade de investimentos aumenta a cada dia, por isso o Movecidades, que está em sua segunda edição, tem como objetivo reunir os players do setor privado e público para destacar iniciativas de sucesso e relacionar diferentes visões sobre os assuntos mais críticos”, pontua a gerente do evento, Melissa Dalla Rosa.

Entre os temas a serem abordados, a apresentação das políticas públicas para mobilidade urbana nas cidades brasileiras, pelo Secretário Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dário Rais Lopes é um dos destaques. Outra temática a ser analisada serão os modelos de gestão da mobilidade em regiões metropolitanas, que contará com as participações do Superintendente da Região Metropolitana de Florianópolis, Cassio Taniguchi e do Diretor Executivo de Gestão Metropolitana do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Vicente de Paula Loureiro.

Ainda sobre planejamentos em mobilidade, o Secretário dos Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Roberto de Figueiredo Osório, juntamente com o especialista em transporte do World Bank, Bernardo Alvim discutirão o Planejamento Integrado dos Transportes, criando sinergia entre coletivo e individual, cargas e passageiros.

No âmbito da informatização, serão abordadas novas tecnologias de telecomunicações e gestão da informação em mobilidade implementadas para melhorar a experiência do usuário das grandes redes de transporte, juntamente com a temática de tecnologias integradas para operar, organizar, fiscalizar, monitorar e otimizar o sistema de transporte na palestra do Superintendente de Tecnologia da Informação da SPTRANS.

Cases - Nos dois primeiros dias de evento, o período da tarde será reservado para Rodadas de Estudos de Caso da Mobilidade do Presente e do Futuro, com cases de diversos estados do Brasil. São Paulo estará presente com a Linha 6 do Metrô, Linha 15 do Monotrilho e o plano de expansão da CPTM. Já a região nordeste destacará o VLT de Petrolina, bem como o plano de mobilidade de Fortaleza. Ainda fazem parte da programação a apresentação do Move, BRT de BH, a implantação da linha 4 do Metrô no Rio de Janeiro e o Aeromóvel de Canoas (RS).

Financiamento - A captação de recursos de financiamento para desenvolvimento dos projetos em mobilidade urbana também terá seu espaço no debate, com duas palestras no primeiro dia de evento. A primeira será “Alternativas de Financiamento da Infraestrutura de Mobilidade Urbana” e a segunda “Modelos de Financiamento da Operação de Transportes Públicos”. O objetivo é garantir financiamento para projetos e modicidade tarifária para que os modelos em prática sejam sustentáveis e duradouros para os estados.

Visita Técnica – Além de dois dias de palestras, o MOVECIDADES promove também uma visita técnica ao Centro de Controle Operacional da SPTrans para conhecimento in loco  de novos sistemas de controle e acompanhamento de frota.

O Fórum MOVECIDADES acontece de 2 a 4 de dezembro, no Hotel Paulista Plaza, em São Paulo (SP). Inscrições e programa completo estão disponíveis no site do evento: informagroup.com.br/movecidades.

Sobre o 2º Movecidades

O 2º Fórum Movecidades é um encontro nacional de mobilidade urbana que abrirá espaço para a discussão de alternativas financeiras, estratégias de modicidade tarifária, soluções de otimização e modernização da mobilidade urbana. O evento acontece nos dias 2 e 3 de dezembro, no Hotel Paulista Plaza, em São Paulo, das 8h30 às 18h. No ano passado, o Movecidades ofereceu mais de 35 palestras e reuniu 115 executivos do setor, entre presidentes, diretores e gerentes de grandes empresas, além de autoridades federais, estaduais e municipais.

Sobre o Informa Group

O Informa Group é o maior provedor mundial de informação especializada e serviços para as comunidades acadêmica e científica, profissional e empresarial. O grupo tem sua sede em Londres e outros 150 escritórios em 40 países, empregando 10000 funcionários em todo o mundo. As ações do Informa Group estão listadas na Bolsa de Valores de Londres, compondo o índice das 250 maiores companhias (FTSE-250:INF). No segmento de eventos, o Informa Group é hoje o maior organizador de feiras, conferências e treinamentos do mundo com capital aberto, com uma agenda de mais de 12 mil eventos por ano. Na América Latina, o Informa Group está presente através de várias empresas como IBC, IIR, BTS e InformaEconomics - FNP.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos