PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – A sua empresa tem?
A grande maioria das empresas no Brasil não possuem um Planejamento Estratégico estruturado e definido. Algumas até têm, mas está engavetado e outras não conseguem executar, por quê?
Faça você essa reflexão, quantas empresas que você conhece, trabalha ou trabalhou que utiliza o Planejamento Estratégico como ferramenta de gestão para nortear suas decisões? Poucas ou muitas? Acreditem as empresas brasileiras nesse quesito ainda são muito amadoras, a grande maioria ainda não definiu o que elas farão para crescerem no mercado em 2018 e/ou nos próximos anos.
Fazendo uma análise sobre o tema, acredito que a falta do uso do Planejamento Estratégico nas organizações seja devido ao perfil e a cultura dos empresários, gestores e empreendedores brasileiros, a maioria das empresas são formadas por famílias na alta direção, por baixa escolaridade, por universitários recém formandos ou pessoas que foram obrigadas a empreender devido à escassez e a perda de emprego.
Nesse cenário a gestão das empresas são realizadas sem nenhuma orientação ou conhecimento técnico profisssional, e conforme dados estatísticos 90% fecham suas portas antes do terceiro ano de vida, embora algumas apresentem resultados positivos e cresçam durante algum tempo, chegará um ponto durante sua trajetória de crescimento que será necessário profissionalizar a gestão para manterem-se competitivas.
Com a constante evolução do mercado a competição entre os negócios ficou ainda mais acirrada e o cliente cada vez mais exigente, antigamente você competia somente com o mercado local e seus limites eram bem definidos, atualmente com o uso da tecnologia da informação e o aumento das transações de compra e venda de produtos e serviços pela internet abriu-se as fronteiras aumentando a área de atuação, forçando as empresas a se adaptarem, redesenhando seu modelo de gestão e sua estrutura organizacional.
A necessidade de investimentos na capacitação e na profissionalização dos empresários e gestores será de vital importância para as empresas que desejarem ocupar seu lugar ao sol, bem como, implementar o Planejamento Estratégico na organização com o objetivo de: definir suas estratégias de crescimento com metas e objetivos de curto, médio e longo prazo; estar atualizada com ambiente do negócio; implementar controles internos de indicadores de desempenho e processos; criar novos produtos e serviços alinhados com as expectativas e necessidades dos clientes, ter uma gestão de recursos financeiros eficiente e eficaz.
Nesse novo mercado o empresário não poderá cometer erros, planejar o futuro será fundamental, pois para recuperar o tempo perdido e o dinheiro investido em um projeto que não deu certo, poderá custar a vida da empresa. Adm. Elton Blini