PLANEJAMENTO PREVENTIVO DE SEGURANÇA
Por Sérgio Leônidas Dias Caldas
Neste estudo, daremos uma visibilidade do universo de segurança tanto em tecnologia, quanto em normas e procedimentos internos de segurança que podem ser aplicados nas mais diversas atividades de segurança e de como todo esse aparato de recurso pode ajudar a minimizar os riscos e perdas em decorrência de possíveis furtos, roubo, extravio internos etc.
Iremos discorrer sobre o planejamento de segurança em geral para que as empresas e seus gestores sigam as premissas aqui estabelecidas e possam aplicar em seus planos de segurança, pois quando implantados e executados fielmente por todos os membros da empresa maximizará a probabilidade de prevenir perda, além de propiciar maiores resultados organizacionais.
Embora para muitos gestores falar sobre segurança ainda seja um desafio, é importante ressaltar, que os novos profissionais que estão atuando no mercado de trabalho estejam antenados as constantes transformações que a área de segurança vem sofrendo em detrimento do aumento de criminalidade neste seguimento.
Trataremos aqui dos assuntos que dizem respeito os subsistemas de segurança física, eletrônico, humano e organizacionais que podem ser alocados neste universo levando sempre em consideração as características físicas de cada local.
O principal objetivo é discorrer sobre ações práticas de segurança que possam ajudar as empresas e seus profissionais a formar suas próprias decisões e, a partir destas, montar seus próprios planos de segurança no seguimento ao qual estão inseridos.
Recomendados pelo LinkedIn
Entretanto, é necessário que no planejamento preventivo de segurança seja levado em consideração “Política de Segurança” que neste caso deve ser entendida como o planejamento global da segurança de uma empresa, que define as obrigações, normas e procedimentos pré-estabelecidos, na qual define e delibera as obrigações dos membros que gerenciam a área de segurança e, que quando executada fielmente por todos os colaboradores da empresa, manterá a integridade física das pessoas e do patrimônio assegurado.
Tão importante quanto a Política de Segurança é o “Planejamento Estratégico de Segurança” o qual deve contemplar os seguintes planos:
Para que tais planos possam dar certos é oportuno atentar para a filosofia de segurança da empresa, esta deve está consubstanciada e fundamentada nos valores de base que a empresa acredita e defende e, que são difundidas a todos os membros da organização, na qual se deve levar em consideração os sentimentos e os fatores motivacionais que determinam a forma com que cada um age dentro da empresa. É importante ressaltar que estas filosofias tenham como características os seguintes pontos:
Sucesso!!!