Planejando o Futuro da empresa
Empresa, sem planejamento, pode ser tudo menos, uma empresa, e não por acaso, das empresas abertas, segundo um levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 25% das empresas encerram suas atividades, no primeiro ano de sua criação.
Eu sempre me dedico a olhar para estratégias voltado para as micro e pequenas empresas, pois são elas que geralmente sofrem com falhas que poderiam ser evitadas.
As empresas grandes, um dia foram empresas pequenas que fizeram a coisa certa.
Dentre os motivos dessa taxa de encerramento de atividade de micro e pequenos negócios, encontramos a falta de habilidade de seus criadores para estabelecer estratégias eficientes para alcançar seus objetivos a curto e longo prazo.
Devem ser levados em consideração a influência do cenário de incertezas e constantes transformações no mundo dos negócios, principalmente, em um mercado cada vez mais competitivo e um mundo globalizado.
A falta de estratégia, como base para planejar o futuro de uma empresa, sempre cobra um preço muito alto, ou seja, além da quebra do negócio, uma das consequências mais perversas, é a capacidade prejudicada do empreendedor de manter seus compromissos em dia, ter que cortar postos de trabalho, cortar bons fornecedores, e perder espaço em seu nicho de vendas.
O planejamento estratégico, irá permitir uma visão aguçada do futuro. Ajudará ver muito além do que é palpável ou alcançável diante dos nossos olhos, e ampliando a percepção e ajudando a tomar decisões melhores.
É essa percepção ou intuição, que fazem com que alguns vejam oportunidades onde, a maioria só consegue ver problemas. É esta percepção planejada que livra o empreendedor dos prejuízos causados pelos modismos temporários.
A busca pela excelência, por ideias inovadoras, é que faz toda a diferença. O futuro da empresa, depende desse espírito criativo, que muitos vêem como um verdadeiro tesouro: o "feeling" que possibilita identificar o quanto o planejamento, está no caminho certo.
Um bom planejamento é um alicerce forte e a base para sustentar o crescimento constante da empresa, mesmo nos momentos em que as crises internas e externas inerentes a qualquer ramo de negócio, chegam com força e balançam todos os barcos que navegam o agitado oceano do empreendedorismo brasileiro..
A famosa frase, “fazer de um limão, uma limonada”, retrata bem o quanto planejar faz toda a diferença.
A solidez de qualquer negócio depende de que, por mais assustador e imprevisível que possa parecer o cenário global, o seu planejamento lhe sirva como uma âncora que fará com o negócio siga prosperando apesar dos humores do mercado.
Em um planejamento eficiente, deve estar prevista a inclusão de parceiros, colaboradores, uma revisão periódica das estratégias adotadas.
Um plano pode e deve receber adequações periodicamente, e o empreendedor deveria ter um método para o monitoramento de ações, com reuniões a fim de ouvir sugestões para melhorar o desempenho, e ouvir todo o time, pois, saber ouvir é uma arte.
Tudo, absolutamente tudo, deve ser levado em consideração mesmo que, a princípio, pareça algo irrelevante. As sugestões mais simples, podem conter sabedoria extraordinárias e gerar conquistas significativas para o futuro de uma empresa. O simples funciona e às vezes um pequeno detalhe, pode ser o toque que faltava para gerar um novo ciclo de prosperidade nunca antes considerado.
Os micro e pequenos empresários podem construir um negócio efetivo, com receitas previsíveis e resultados extraordinário se pararem de negligenciar o poder de um bom planejamento pode fazer por seu negócio.
Felizmente há vários recursos disponíveis hoje no mercado. Desde os conteúdos do SEBRAE, passando pela Endeavor e mais recentemente os grupos focais de planejamento e crescimento empresarial que oferecem um excelente custo benefício, porque vai muito além de distribuição de conteúdo. Nos grupos o empresário coloca a mão na massa.