PLANEJAR É PRECISO!!!!!

PLANEJAR É PRECISO!!!!!

...escrito para jovens leitores da Revista ITS 

Bom dia investidores!!! Espero que este cumprimento faça algum sentido para vocês. Sabemos que ter um planejamento para nossas vidas é fundamental, mas o fato é que precisamos planejar nossa vida financeira, também.

Seus pais, quase em maioria, devem ter herdado a cultura da estabilidade, bom emprego, uma vida financeira garantida, ter suas economias aplicadas na poupança, na casa própria etc

Vivemos hoje uma ruptura também nesse campo, as novas gerações estão investindo de forma diferenciada, pensando diferente, calculando e assumindo riscos maiores, diversificando.

Avaliando se vale a pena comprar ou alugar, se vale a pena investir de forma segura e conservadora, mesmo rendendo pouco ou em investimentos mais arrojados e com perspectivas de ganhos maiores.

Uma vez li que precisamos considerar três itens em qualquer investimento financeiro: tempo, disciplina e dinheiro. O tempo em que podemos dispor o recurso para obter os resultados esperados, a disciplina necessária para manter-se firme no propósito e ainda poder acrescentar investimentos e o imprescindível, o dinheiro.

Se quisermos garantir renda no futuro, mesmo sem a necessidade de trabalhar, precisamos pensar ainda enquanto jovens, ter um planejamento para 5, 10 e 20 anos. Se imaginar lá no futuro e perceber o que é necessário fazer agora.

Lembre-se que a hora de correr riscos é agora, e isso não é só na vida financeira, mas na vida acadêmica e profissional, também.

Procure não cair na tentação de propagandas que correm por aí, avalie bem as suas necessidades, faça compras conscientes e não por impulso. Determine quanto vai poupar a cada mês, assim não existirá fórmula mágica nem sorte, suas economias, seus investimentos estarão lá e rendendo.

O princípio mais básico relacionado às finanças pessoais é “gaste menos do que você ganha”, parece óbvio, porém é deliberadamente ignorado pelas pessoas, basta ver os índices de endividamento das pessoas no nosso estado e país.

Tem uma frase do financista japonês Yoshio Teresawa que gosto muito, diz assim: “Não ficamos ricos com o que ganhamos. Ficamos ricos com o que poupamos”.

Espero que vocês sejam grandes investidores, avaliando e entendendo o passado, estudando e calculando os riscos no presente e garantindo, assim, o futuro que planejam.

Abraço, Evandro Badin

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos