Planejar com Objetivo

Planejar com Objetivo

Quando começamos a escrever um texto seguimos um raciocínio lógico de começo, meio e fim. Porém quando vamos planejar uma ação, devemos seguir a lógica inversa. Um bom planejamento possui um objetivo; um fim. E é nele que devemos ter foco durante todo o processo. O objetivo é a razão da construção de um projeto. Onde queremos chegar? 

A partir de então vamos destacando cada etapa que é necessária para chegar àquele objetivo. É preciso se aprofundar muito em cada item e pesquisar SEMPRE. Jamais conseguiremos encontrar as ferramentas adequadas sem muita pesquisa. A consulta deve ser feita nas mais diversas fontes, de linhas de pensamentos diferentes e nos mais diferentes cenários. Um boa pesquisa é feita "sem filtros" (como se diz muito hoje em dia), ou seja, não devemos ter nenhum pré conceito sobre as fontes consultadas. É no segundo momento que iremos destrinchar estes materiais e, ai sim, dividir o joio do trigo. Nesta separação temos que ir além da fonte e checar se as informações encontradas são verdadeiras e possuem embasamento. Quando falo de pesquisa aqui, me refiro aos mais diversos pontos de um planejamento: informações sobre o cliente, o que o mercado e o mundo estão falando em relação ao tema abordado, possíveis locais para realização de uma ação, novidades que o mercado oferece relacionadas às necessidades, personalidades ligadas ao tema..., enfim, uma infinidade de itens que irão embasar seu planejamento. Com esta ampla pesquisa em mãos, os próximos passos serão bem mais fáceis.

Outro ponto fundamental para um bom planejamento é que o Planner deve possuir muito domínio em relação ao trabalho. Um projeto de um evento elaborado por alguém que nunca vivenciou uma única ação in loco, com certeza não trará como resultado o detalhamento necessário para sua implantação. É importantíssimo o conhecimento prévio de todos os processos e etapas da ação. Apenas uma pessoa que tenha experiência no tipo de ação planejada consegue ir a fundo, trazendo todos os pontos necessários ao projeto.

Planejar não é apenas criar um monte de telas em um Power Point e ir inserindo informações aleatoriamente. Antes de se iniciar um planejamento é importantíssimo roteirizar o projeto. Sem um bom roteiro, não é possível estabelecer cada ponto do processo e quais os tipos de informações que precisam ser buscadas. Este roteiro é necessário também para conseguir enxergar se todas as necessidades apontadas são viáveis dentro do budget da ação. Esta informação é FUNDAMENTAL, pois o que parece ser lindo no papel, pode ser inviável do ponto de vista financeiro. E ai, todo o trabalho foi em vão. 

Nas próximas publicações, vou falar um pouco mais detalhadamente de cada fase do planejamento e também algumas informações valiosas em relação ao "produto" final. O mais importante é ter em mente que Planejamento tem que ter um objetivo. Sem um foco, nenhum projeto se desenvolve.  

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos