PLANEJAR, REPENSAR E IMPULSIONAR: OS 3 PASSOS PARA O SUCESSO EM 2024!

PLANEJAR, REPENSAR E IMPULSIONAR: OS 3 PASSOS PARA O SUCESSO EM 2024!

12ª Edição - Todos - Os 3 passos para o sucesso em 2024!

  • Mais um ano acabando e a sensação que fica é de insucesso na carreira? Se sente estagnado, não vê oportunidades na atual empresa, mas se sente ainda mais perdido no que fazer?
  • Mais um ano se passou e você termina sem mensurar metas e objetivos, sem qualquer indicador que possa embasar sua performance, sequer construiu um planejamento que te norteie rumo aos objetivos desejados?
  • Mais um ano com a promessa que no ano que vem você vai dar um rumo a sua carreira, vai fazer diferente, que vai isso e aquilo, mas a promessa fica só na hora da virada e se perde na fumaça ao acabar os fogos ou no mar após pular as tradicionais 7 ondinhas?

Pare de tentar achar culpados a sua volta, de buscar responsáveis pelo seu insucesso, de se comparar e querer desmerecer o sucesso daqueles que alcançaram, de prometer sem cumprir e de querer colher sem plantar! A CULPA E A RESPONSABILIDADE PELA SUA CARREIRA É EXCLUSIVAMENTE SUA! FAÇA DIFERENTE!


Olá Conectados! Bem-vindos de volta a minha Newsletter, onde a sua conexão se transforma em conhecimento sobre o Mercado de Trabalho!

Sabemos que o sucesso profissional é possível para todos, mas que sem dúvidas, alcançá-lo não é fácil para ninguém!

Justamente por isso, nessa edição, eu construí um conteúdo que vai ajudá-lo nessa difícil jornada rumo ao sucesso profissional. Onde destaco 3 passos importantes para você fazer agora no fim do ano e começar 2024 querendo e fazendo diferente dos demais anos que já ficaram para trás, confira:

  1. PLANEJAR: Aprenda de uma vez por todas a importância e como construir um planejamento de carreira (ou até mesmo pessoal), que possa orientá-lo no caminho da conquista até alcançar os seus objetivos;
  2. REPENSAR: De nada adianta você planejar, sem saber mensurar! Além de nos orientar, o planejamento serve para fornecer indicadores que nos trarão as desejadas respostas que irão embasar a nossa tomada de decisão sobre nossas carreiras. Tão importante quanto planejar, é parar, analisar e repensar os nossos objetivos, o que queremos alcançar, onde queremos chegar e quais caminhos estamos seguindo! Lembre-se que os maiores gênios da história, sempre foram exímios pensadores!
  3. IMPULSIONAR: Imagino que você já deve ter ouvido essas duas famosas frases: "Quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho!" e "Não espere cair do céu!". Sim! Elas não são só verdadeiras, como são uma espécie de mantra para todo e qualquer profissional que queira alcançar o sucesso em suas carreiras, ENTÃO FAÇA A SUA PARTE! Não terceirize a culpa, responsabilidade e as ações tomadas em prol da sua carreira, ninguém vai ter tanto zelo e querer alcançar mais em sua carreira do que você mesmo! Aprenda como impulsioná-la em 2024!

foto meramente ilustrativa - fonte: CanvaPro

1º Passo - PLANEJAR >>>

Tudo começa a partir de um bom planejamento, quer ver um exemplo?

Quando você vai sair de férias do trabalho, você planeja para onde ir, com quem ir, quantos dias vai utilizar, quanto de orçamento terá para gastar, pesquisa passagem, hotel, lugares para se passear, ou seja, você faz um baita planejamento para algo que irá durar no máximo 30 dias! E por que não fazer para a sua carreira, para os demais 335 dias do ano que serão, no mínimo, tão importante quanto os seus dias de férias? Afinal, para ter férias para planejar, você precisará planejar a manutenção do seu emprego!

Para te ajudar nesse processo de construção, eu vou compartilhar abaixo 10 dicas (+ a DICA BÔNUS) para auxiliar você Conectado na elaboração do seu planejamento!

  • 1º - ESCOLHA UM LOCAL CALMO, que você possa se concentrar para executar o seu planejamento do início ao fim sem nenhum tipo de interrupção;
  • 2º - EXECUTE-O SOZINHO! NÃO SOLICITE AJUDA DE TERCEIROS.... O seu planejamento é pessoal, customizado e sigiloso, ninguém terá maior conhecimento ou interesse em suas metas e objetivos, do que você mesmo;
  • 3º - FAÇA SEU PLANEJAMENTO NO EXCEL! Você até pode começar em um rascunho de papel para organizar suas ideias, metas e objetivos, mas quando for avançar para a versão oficial, faça em excel, para que você possa ter a flexibilidade de preencher, adicionar, excluir, editar, gerar gráficos e indicadores;
  • 4º ENTENDA MAIS SOBRE VOCÊ, SEUS DESEJOS E O QUE QUER ALCANÇAR! É importante que você tenha amplo conhecimento sobre suas fraquezas, fortalezas, oportunidades e ameaças. O auto- conhecimento permite que você determine o ponto de partida do seu planejamento. Recomendo sempre para essa etapa a realização de uma análise SWOT (FOFA, sigla em português), É uma ferramenta eficiente para compreender questões internas e externas que influenciam no seu desempenho.

Exercite!

  • 5º - ORGANIZE-SE E DEFINA SUAS METAS E OBJETIVOS COM O CONCEITO "SMART'! Antes de começar a listar uma infinidade de metas e objetivos, lembre-se do conceito SMART, onde todas as metas e objetivos deverão se enquadrar nos princípios, seja realista!S - ESPECÍFICO | M - MENSURÁVEL | A - ATINGÍVEL | R - RELEVANTE | T - TEMPORAL
  • 6º - SEJA ESTRATÉGICO E TOME CUIDADO PARA NÃO SE AUTO-SABOTAR! Objetivo muito longo e complexo tende a ser classificado como impossível, causa desmotivação e cair no esquecimento. Transforme um GRANDE OBJETIVO EM METAS E CADA META EM UM ESCOPO DE PEQUENAS ATIVIDADES (DIÁRIAS OU SEMANAIS), pois assim você trabalhará a favor da sua motivação, através da mensuração da evolução de suas metas até o alcance do seu objetivo final;
  • 7º - UTILIZE OUTRAS FERRAMENTAS QUE POSSAM ENRIQUECER O SEU PLANEJAMENTO! Incremente seu planejamento com a adição de ferramentas da administração, como: - Análise Swot; - Matriz de Eisenhower:- Matriz GUT; - Matriz de Decisão; Entre outras...
  • 8º - DIVIDA O PERÍODO DE TEMPO (ANO) EM 4 QUADRANTES! É muito importante que você defina o prazo de tempo para o alcance de seus objetivos e metas! O recomendado é que se faça anualmente (Períodos de 12 meses). Divida esse período em 4, correlacionando tempo e complexidade de se alcançar o objetivo desejado, vide:I - SIMPLES: 1T24; II - FÁCIL: 1T24/2T24;III - MÉDIO: 2T24/3T24; IV- DIFÍCIL: 4T24.
  • 9º - MANTENHA CONTATO CONSTANTE COM SEU PLANEJAMENTO! Mesmo depois de todas essas dicas e de enfim sabermos montar o nosso planejamento, existe um alto risco de você dar pouca ou nenhuma utilidade ao mesmo. E para que isso não aconteça, minha dica é seguir os 5 FUNDAMENTOS, que são:I - AVALIE O PLANEJAMENTO PERIODICAMENTE; II - FAÇA AJUSTES SE NECESSÁRIO;III - TRABALHE COM INDICADORES;V- UTILIZE OS QUADRANTES DE FORMA CORRETA;V - ESTEJA EM CONSTANTE AÇÃO E EVOLUÇÃO.
  • 10º - MOVIMENTE-SE! É HORA DA AÇÃO! Lembre-se que o planejamento é apenas uma ferramenta, o resultado e alcance das metas e objetivos dependerão EXCLUSIVAMENTE DE VOCÊ!
  • FAIXA BÔNUS: SEPARE AS METAS/OBJETIVOS PESSOAIS DOS PROFISSIONAIS! É de suma importância que você saiba classificar e separar suas metas e objetivos pessoais dos profissionais. Apesar de existir pontos comuns entre elas (POR SEREM SUAS!) e em alguns casos até uma certa dependência, objetivos pessoais impactam sua vida de forma mais abrangente e grande parte da tomada de decisões está sob sua responsabilidade, já os seus objetivos profissionais serão traçados especificamente para o desenvolvimento da sua carreira e muitas decisões são impactadas por fatores diversos, como: economia, mercado, estratégia e momento da empresa. Além de grande parte da tomada de decisões significativas estarem nas mãos de terceiros (OS FAMOSOS E TEMIDOS GESTORES)!

foto meramente ilustrativa - fonte: CanvaPro

2º Passo - REPENSAR >>>

Agora, é hora de mergulhar fundo na reflexão. Utilize os indicadores e respostas do seu planejamento e analise o seu percurso profissional até aqui, identifique conquistas e aprendizados, mas também reconheça áreas que precisam de ajustes. Pergunte a si mesmo se sua atual trajetória ainda está alinhada com seus valores, paixões e objetivos. Avalie se as metas estabelecidas anteriormente continuam sendo relevantes ou se novos horizontes surgiram no decorrer dessa jornada.

Este é o momento de avaliar se sua carreira atual proporciona crescimento pessoal e profissional. Questione-se sobre a satisfação no trabalho, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e se as atividades diárias ainda o desafiam de maneira positiva. Esteja aberto a redefinir metas, ajustar prioridades e até mesmo considerar novos caminhos que possam melhor atender às suas aspirações.

Lembre-se, repensar não significa necessariamente mudar radicalmente, mas sim ajustar o curso conforme necessário. Neste processo, a autoconsciência e a capacidade de mensuração são suas aliadas mais poderosas!

Existem grandes diferenças entre mudança simples de atitude, pequenas mudanças corretivas de carreira e mudanças radicais. É muito importante, que ao repensar a sua trajetória até aqui, você saiba identificá-las! Veja exemplos:

Cenário 1: Percebo em minhas análises, que estou entregando resultado em alta performance ao longo dos dois últimos ciclos. Baseado nisso, tenho a expectativa de ser reconhecido com uma bonificação atrelada ao meu resultado e uma promoção. Espero que o meu gestor reconheça isso esse ano, pois ano passado nada aconteceu!

  • Esse é um clássico cenário de mudança de atitude! Se você já passou por isso no ano passado, não espere que a atitude do seu gestor seja diferente esse ano! Não espere chegar a um destino diferente, pegando sempre o mesmo caminho. Você precisa mudar apenas de uma mudança simples de postura. Utilize o momento do início do ciclo de avaliação de desempenho, onde estarão na fase de construção de metas e alinhando as expectativas para o ano, para deixar claro seus objetivos e os resultados que precisa atingir para alcançá-los. Como costumo dizer: "Não existe trato bom, nem trato ruim, trato é trato!". Uma vez alinhados, metas claras traçadas, resultados alcançados, não haverá expectativas!

Cenário 2: Mesmo estando com tudo alinhado com o meu gestor e entregando mais um ciclo de alta performance e resultados, novamente não fui reconhecido, as promessas não foram cumpridas e não recebi nenhum bônus ou PLR pelos meus resultados individuais!

  • Nesse caso, você precisa mensurar e repensar 3 fatores:- Indicadores Interno: Outros funcionários estão sendo reconhecido por esse mesmo gestor? A empresa está promovendo funcionários? Se a resposta for sim, você precisa sentar com o gestor e entender o porque do não cumprimento do que foi alinhado entre vocês na reunião de construção de metas e objetivos, uma vez que o resultado desejado tenha sido entregue. Se a resposta for não, mensure se a empresa possui um plano de carreira estruturado ou se ela está passando por dificuldades financeiras e operacionais, e por isso, não está realizando promoções. Se esse for o caso, temos uma balança desequilibrada nesse relacionamento empregado x empregador, você pode estar desalinhado com a cultura dessa empresa e gestão ou pode estar com o seu emprego em risco de continuidade!- Indicadores Financeiros: Nos eventos de apresentação de resultados, sua empresa está apresentando lucro ou prejuízo? Você pode não ter recebido o desejado bônus ou promoção exclusivamente por fatores financeiros. Entenda a situação financeira da sua empresa, mensure os riscos e repense a sua continuidade.- Indicadores Externos: Uma vez identificado problemas operacionais e financeiros na empresa em que atua e enxergar possíveis risco de continuidade, tente expandir essa análise buscando informações sobre as empresas concorrentes diretas, será esse um problema exclusivo da sua empresa ou um problema com setor em que atua?

Se você identificar que os problemas são pontuais com a empresa em que atua, talvez os indicadores estejam te mostrando que é hora de adotar pequenas mudanças corretivas em sua carreira! Não espere se desestimular, deixar cair performance, começar a se criticar ou autossabotar, criar implicância com as suas atividades, culpar a profissão e pensar em mudar de carreira. Provavelmente, nesses tipos de caso, uma simples mudança de empresa, continuando na mesma profissão, já será suficiente para reaquecer e voltar a impulsionar a sua carreira.

Cenário 3: Percebe que sua performance e interesse na atual profissão vem caindo, já não se sente mais entusiasmado e o desejo por mudança de carreira vem crescendo a cada novo ciclo? Percebe que a sua profissão está sendo constantemente substituída por tecnologia, onde Inteligências Artificiais e automações passaram a fazer as suas atividades de forma muito mais rápida e assertiva? Enxerga risco de continuidade em seu setor ou profissão?

  • Nesses casos, o mais indicado é analisar com cautela e reunir informações suficientes para uma tomada de decisão precisa, sem riscos de erros e arrependimentos. Pois, é muito provável que estejamos falando de cenários com necessidade de mudanças radicais, onde pode se demonstrar necessário uma transição de carreira por completo. E lembre-se: Quanto maior for o tempo levado para enxergar esses pontos e criar a coragem para tomar as decisões devidas, maiores serão as consequências futuras em sua carreira!

foto meramente ilustrativa - fonte: CanvaPro

3º Passo - IMPULSIONAR >>>

Chegamos a parte que vocês aguardavam ansiosamente, não é mesmo? Parabéns para você Conectado que chegou até aqui! Afinal, aprender sobre como impulsionar nossas carreiras, todos nós queremos, mas requer muita dedicação e comprometimento!

Impulsionar a carreira é um processo dinâmico que envolve uma combinação de autodescoberta, aprendizado contínuo e networking estratégico. E para conquistar esse sucesso profissional ainda em 2024, o segredo está na combinação equilíbrio das X competências que eu destaque para vocês abaixo:

1) Adaptação

Uma das principais chaves para o sucesso no mercado profissional dos próximos anos é a habilidade de se adaptar às mudanças rápidas. Estamos em uma constante, cada vez mais rápida, de mudanças significativas nos modelos e relações trabalhistas, que envolvem desde tecnologias, novas gerações de profissionais, novas tendências e comportamentos sociais, novas regras e leis, novos modelos e profissões que melhor atendem essas necessidades! Quanto mais flexível, inserido e adaptável a essas constantes mudanças você estiver, mais próximo de impulsionar a sua carreira você estará!

2) Aprendizado Contínuo

Seguindo uma lógica obvia, quanto mais mudanças acontecem, mais coisas novas teremos para aprender! Primeiramente, é crucial investir na aquisição contínua de habilidades relevantes, alinhadas às demandas atuais do mercado e/ou da sua profissão. A busca por cursos, certificações e experiências práticas que ampliem nosso conjunto de competências torna-se mandatória.

2) Relacionamento

Construir relacionamentos sólidos e colaborativos é fundamental em qualquer estágio da sua carreira, tanto dentro quanto fora da organização. Bons relacionamentos profissionais são cruciais não só para a continuidade desse processo de aprendizado contínuo, mas também para a progressão de carreira. O relacionamento saudável e verdadeira promove ambientes mais produtivos, melhores equipes de trabalho e te ajudará a ser mais feliz, engajado e produtivo. Uma conexão estratégica e assertiva, pode ser o diferencial para a sua carreira!

4) Comunicação

Dando continuidade ao encaixe e complemento das competências que irão impulsionar a sua carreira no próximo anos. Ter uma boa comunicação no ambiente de trabalho é fundamental para construir conexões e para alcançar resultados. Para se comunicar de forma eficiente, antes de mais nada, você precisa ser um bom ouvinte, entender de forma clara a opinião dos interlocutores e estabelecer um diálogo claro, transparente e objetivo.

Como foi muito bem citado pelo amigo creator Silas Moura , destaco 3 das suas dicas de como ter uma comunicação corporativa eficiente:

  1. Trabalhe a sua capacidade de escuta ativa: Ser comunicativo não é falar sem parar. É ter a capacidade de se fazer entender seguindo uma ordem lógica e argumentativa que faça sentido. Faça uso da escuta ativa. Esteja atento ao momento, prestando atenção enquanto a outra pessoa transmite a mensagem.
  2. Crie o hábito de fazer perguntas: Fazer perguntas assertivas e inteligentes te ajuda a criar conexão e demonstrar interesse. Além disso, é fundamental para esclarecer dúvidas.
  3. Seja objetivo: Evite rodeios e seja direto com o que você deseja comunicar.Obs: Mas caso haja necessidade de uma explicação detalhada, saída também ter a atenção, paciência e dedicação em fornecer uma comunicação nesse modelo!

5) Presença no Digital

Como eu costumo dizer: "Quem não estiver inserido na tecnologia, em ambientes virtuais e com a sua profissão atrelada de alguma forma no digital, estará com a carreira fadada ao fracasso, no máximo, nos próximos 10 anos!

Pode acreditar, uma das melhores formas de impulsionar a carreira e expor suas ideias e especializações, e abraçar novas oportunidades é praticando o marketing pessoal e utilizando o ambiente digital como canal! Especialmente quando o mercado está repleto de profissionais qualificados e preparados para lidar com as demandas das empresas tanto quanto você. Se destacar por meio das suas habilidades e talentos é fundamental e você precisa criar canais que impulsionem a sua persona.

A verdade é que a combinação da construção de uma imagem profissional positiva, com a utilização estratégica do ambiente digital, tem uma importância imensa para quem deseja obter realização não só no âmbito corporativo, mas no mercado de trabalho como um todo!

É preciso entender que a maneira como você se apresenta, se relaciona com as pessoas e conduz suas ações pode ajudá-lo a se sobressair diante de tanta concorrência, o marketing pessoal será a sua identidade onde quer que você esteja, no presencial ou no virtual. Mas para ir além da influência dentro das quatro paredes do seu escritório, o ambiente digital será o propulsor que irá impulsionar você em um contexto sem limitações!

6) Papel de Protagonista

Seja SEMPRE o protagonista da sua carreira! Pare de tentar achar culpados a sua volta, de buscar responsáveis pelo seu insucesso e de terceirizar a tomada de decisão sobre a sua carreira! A CULPA E A RESPONSABILIDADE PELA SUA CARREIRA É EXCLUSIVAMENTE SUA! FAÇA DIFERENTE!


E aí Conectados, prontos para PLANEJAR, REPENSAR E IMPULSIONAR a sua carreira em 2024?

Contribua com esse artigo, adicione comentários, técnicas e dicas que complementem a essas que estão sendo compartilhadas!

PARTICIPE!!! Deixe seu like, comentários, salve e compartilhe com aquela sua conexão que esteja precisando dessas dicas. Se inscreva na Newsletter CONECTANDO!, que trás artigos gratuitos com os mais variados temas técnicos sobre Recrutamento, Seleção e Carreira. 

E não se esqueça de seguir o meu perfil oficial nas demais redes sociais!!!

Youtube: Vinicius Antunes - YouTube

Instagram: Vinicius Antunes (@viniciusantunesoficial) | Instagram

TikTok: Vinicius Antunes (@viniciusantunesoficial) | TikTok

🔎Nos vemos por aqui, até o próximo artigo! Forte abraço!

Boas dicas🤝🏼Aprendendo mto com vc Vinicius Antunes Oficial ✍️Obgd🙌🏼

Silas Moura

Posicione-se no LinkedIn e transforme sua presença em autoridade | LinkedIn Top Voice | Mentor de Carreira e Liderança | Especialista em RH | Estrategista de Conteúdo, Marca Pessoal e Posicionamento

1 a

Vinicius Antunes, seu artigo ficou incrível e cheio de informações valiosas. Quando chegamos ao final do ano, paramos para repensar diversos aspectos da vida e aqui conseguimos ter muita clareza do que fazer para planejar o novo ciclo. Obrigado por compartilhar tanto conhecimento e por me citar nesse guia incrível. Abraço!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos