Plano de Marketing: 5 dicas para ter resultado
Um bom Plano de Marketing é aquele que gera resultado.
A frase é simples, mas acredite, a concretização da ideia é extremamente complexa.
Requer perenidade, densa análise, conhecimento, liderança e, principalmente, estratégia.
Vista a dimensão, responsabilidade e complexidade do desafio, não tenho a pretensão de finalizá-lo em um simples artigo. Mas posso, sim, dar alguns insights interessantes!
Costumo dizer que, hoje em dia, há muitas ferramentas, tecnologias e metodologias que potencializam, e muito, a assertividade das análises que retroalimentam qualquer plano de marketing. No entanto, existe uma variável totalmente imensurável e que faz toda a diferença, a qual denomino "tato".
Tato do negócio é ter clara lucidez da real situação da sua empresa frente ao macro e microambientes. É saber o que clientes, fornecedores, parceiros, distribuidores, formadores de opinião, colaboradores, concorrentes e grupos estratégicos laterais estão pensando do seu negócio. E, mais do que isso, conhecer esses grupos suficientemente para saber que direcionamento tomar para alcançá-los.
E como adquirir esse conhecimento em todas estas esferas e ser efetivo? Deixo aqui algumas dicas importantes:
- SE ENVOLVA: marketing bom é aquele que vai à campo! Ouvir o cliente e até mesmo o concorrente tem muito mais valor do que se imagina. Mas não faça isso de maneira pontual e superficial, mas sim, com profundidade, olhar atento e frequência. Ensine a sua equipe a ter isso como um hábito. Dê exemplo nisso!
- SEJA ESTRATÉGICO: estude seu mercado, clientes e concorrentes o suficiente para prever seus movimentos. Não seja reativo, mas esteja preparado para as mudanças de contexto e, principalmente, para as piores. Mesmo que todo o cenário aponte para o otimismo, tenha o plano B tão estruturado quanto o plano A.
- NÃO DESLIGUE: no mundo de hoje, as informações não correm: elas voam à velocidade da luz! Fique atento ao que está acontecendo em seu mercado: fatores econômicos, macroestruturais, mudanças políticas, inovações, entrantes e todo o contexto que afeta o seu negócio. Uma mudança em qualquer destes aspectos pode fazer com que seu plano não seja efetivo, se não tiver uma rápida ação.
- TENHA EXECUÇÃO: acredito veementemente na frase do empresário Michael Dell: "Ideias são commodity. Execução não é!". Nem jogo de xadrez se ganha só com estratégia: é preciso executá-la e com eficiência. Faça o gerenciamento diário do seu plano, do nível estratégico ao tático e operacional. Não deixe gaps de comunicação fazer com que as tarefas atrasem e as informações se percam. Trabalhe muito!
- TENHA EXCELÊNCIA: não abra mão da excelência. O seu plano tem que ser o melhor possível. Excelência nem sempre é sinônimo de grandes investimentos. Ter as melhores ferramentas do mercado não irá assegurar a excelência. E nem mesmo ter excesso de informações e dados para analisar. Você precisa saber o que realmente é relevante e trabalhar só com isso. Não queira quantidade de informações, e sim qualidade, informações qualificadas, perenes, que realmente agregam densidade ao seu plano. Saiba como usar estas informações, faça a gestão, tenha um processo organizado, simples e funcional.
Como todo plano de marketing bem feito, essas dicas são muito simples.
Gostou?
Então compartilhe!