Plano de Marketing Pessoal - o que fazer para não desistir?
Como lidamos com as mudanças da nossa vida profissional? Existem mudanças que não controlamos, será que temos a flexibilidade o suficiente para nos adaptarmos às situações, a fim de não desistirmos dos nossos planos? A realidade é que passamos sempre por algum contratempo que faz mudar por completo o nosso plano e temos muitos pensamentos em desistir por completo do nosso objetivo. Muitas vezes desistimos, porque pensamos que não vamos conseguir, porque passar pelo processo de novo e sabemos que a caminhada tem alguns dissabores que não queremos passar de novo. Enfim, por muitas razões e muitas delas são emocionais.
Os artigos anteriores foram sobre as fases de um plano de Marketing Pessoal. Abordamos desde como realizar uma auto reflexão, até à definição de objetivos. A importância da definição de um público-alvo, bem como a importância da calendarização e priorização das nossas ideias. Na execução do plano falou-se de como travar a procrastinação, e agora, neste artigo, iremos falar sobre como ultrapassar adversidades que nos fazem pensar em desistir.
Vamos falhar
Como o seio familiar e a escola educaram-nos foi que a falha não pode ser cometida, e existe punição caso a falha aconteça. Ora a vida não funciona assim. Mesmo se realizarmos as coisas de uma forma “perfeita”, como dita “a regra”, haverá sempre contratempos porque a verdade não existem regras universais, e a vida pode mudar de um dia para o outro. Logo haverá sempre falhar, frustrações e desilusões. Nós, temos de aprender a lidar com isso. A verdadeira arte da inteligência emocional não é estarmos 100% do tempo felizes, é sabermos lidar com as emoções negativas. Ouvirmos o nosso corpo e perceber quando precisamos de um tempo para nós, para que depois possamos voltar ao ativo.
Vamos aprender
Estarmos abertos a aprendizagem é bastante importante porque as nossas falhas e contratempos servem exclusivamente para retirarmos alguma aprendizagem para o futuro. Muitas vezes temos situações que nos deitam bastante para baixo, e que nos faz questionar muita coisa. Ótimo! Esse momentos têm de existir porque os ajudarão a refinar os nossos objetivos, e até mesmo a nossa missão.
Estes momentos de pausa podem durar dias, meses ou anos. Não interessa o tempo, cada um tem o seu tempo. O que interessa é nos nutrirmos do que precisarmos, conhecimento, bem-estar, o que for, para voltarmos outra vez ao ativo.
Vamos agir
Agora vamos começar de novo. Na verdade, nós nunca desistimos, nós continuamos sempre, porque o nosso desenvolvimento pessoal faz parte do plano. Esse momento de baixa, na verdade, foi um momento em que os nutrimos, nos capacitamos para voltarmos de novo no mercado.
Recomendados pelo LinkedIn
É necessário termos abertura para falharmos, aprendermos e agir. Este ciclo nunca irá acabar, porque a verdade execução de um plano é isto mesmo. Testamos, falharmos, aprendemos e melhoramos, depois no fim, agimos. É assim que funciona o desenvolvimento de software através da metodologia Agile (planear, fazer, reagir, verificar), o mesmo acontece com as nossas vidas, e no nosso plano de Marketing Pessoal - planeamos, agimos, falhamos, aprendemos, e volta tudo de novo.
A AM Academy ajuda a estruturar a tua carreira profissional capacitando-te a começar uma carreira de Marketing com visão inovadora e tecnológica.
Através do nosso programa intensivo de 9 semanas - PMarTech - prepararemos o teu plano de Marketing Pessoal e colocaremos em prática.
Se és alguém inteligente, resiliente, e de sucesso, este é um lugar certo e seguro para seres melhor na tua carreira profissional. O que pedimos, é que estejas comprometido com a tua mudança, que venhas com espírito de trabalho.
Para começar, aproveita a oportunidade para teres uma sessão de mentoria gratuita. As vagas são limitadas, portanto, agenda já aqui, para teres o mais cedo possível!
Investe em ti e, partilha conhecimento, sempre.
Anabela Miranda, criadora AM Academy