PLANO DE PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO: A IMPORTÂNCIA DE PLANO DE PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO NA ESCOLA

Resumo

O trabalho abordou a seguinte problemática: plano de prevenção e proteção contra incêndio: a importância de plano de prevenção e proteção contra incêndio na escola. Tema esse de bastante relevância visto que é de interesse comum a segurança dentro da escola. Diante disso, escolheu-se o seguinte objetivo geral: Verificar a importância do plano de prevenção e proteção contra incêndio dentro de uma instituição de ensino. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como: Oliveira (2018) FDE (2009), Gil (1946), Pereira (2020). Diante das informações colhidas conclui-se que ter um plano de prevenção contra incêndio é muito importante e necessário caso haja algum incidente no estabelecimento de ensino.

Palavras-chave: Incêndio, prevenção, escola.

1     PREVENÇÃO DE INCÊNDIO EM ESCOLAS

É de suma importância um plano de prevenção e proteção eficaz contra incêndio nas escolas, pois a escola como qualquer outro lugar pode sofrer algum dia com um incêndio, o que pode acarretar maiores prejuízos caso não haja algum plano de proteção. De acordo com Oliveira (2018, p. 05) “As medidas de proteção são destinadas a proteger a vida humana e os bens materiais. São responsáveis por controlar o risco de início de incêndio, ou seja, visam manter os riscos de que o evento ocorra, em níveis aceitáveis.” Deste modo, observa-se a importância dessas medidas, pois não adianta pensar nisso apenas quando acontecer alguma emergência. Uma vez que acontece um princípio de fogo, se a escola não tiver nenhuma proteção contra incêndio, o fogo pode se alastrar rapidamente, e isso pode trazer consequências graves para a instituição.

O trabalho de prevenção contra incêndio é o melhor caminho para promover uma edificação segura. Para tanto, é muito importante controlar a quantidade de material combustível armazenado, tendo cuidado com acúmulo de papéis, materiais de madeira e objetos inflamáveis guardados em almoxarifados e depósitos. É necessário também controlar as fontes de calor, tendo especial atenção com a cozinha e o manuseio de gás. (FDE, 2009, p. 08).

Diante dessas informações, percebe-se a importância de tomar os devidos cuidados de prevenção, pois para ter um ambiente seguro, é necessário respeitar uma série de regras fundamentais para a ordem da instituição, e uma dessas regras é atender as legislações estaduais de prevenção e combate a incêndio. Normas essas que garantem a segurança de todas as pessoas que frequentam o ambiente escolar, possibilitando assim maiores chances de vida caso aconteça alguma emergência como um intenso incêndio.

Por isso, é que se deve respeitar as regras, pois os riscos de incêndio podem estar presentes e ninguém perceber. Segundo FDE (2009, p.06) “o risco do início do incêndio é caracterizado pela probabilidade do surgimento de um foco de incêndio a partir da interação dos materiais combustíveis (tais como papel, móveis de madeira etc.)” Assim sendo, nota-se que se houver um princípio de incêndio em uma escola é preciso agir com rapidez, pois os materiais presentes em uma instituição de ensino são de fáceis combustão e podem fazer um estrago sem precedentes, podendo até causar a morte de pessoas.

Em consideração a isso, é que todas as medidas de prevenção devem ser tomadas, a fim de impedir que um acontecimento indesejado como esse venha ocorrer na escola, e caso isso aconteça um dia, que o plano de prevenção possa minimizar os efeitos causados pelo incêndio. Portanto, nada melhor que ter um bom plano de combate ao incêndio, pois no momento do acontecimento fica mais fácil evacuar a escola antes da chegada dos bombeiros, e fazendo isso, fica mais simples controlar o fogo.

2.1. MEDIDAS DE PROTEÇÃO PASSIVA E ATIVA

De acordo com FDE (2009, p. 07) “as medidas de prevenção e de proteção contra incêndio podem ser divididas em duas categorias: medidas de proteção passiva e medidas de proteção ativa.” Essas medidas são de fundamental importância para a segurança de qualquer organização, e inclusive a escola, pois essa instituição também precisa dessas medidas para se manterem seguras, e garantir a segurança de todos os seus frequentadores, possibilitando deste modo maior prevenção, e a convicção de que se algo acontecer o sujeito tem chances maiores de saírem ilesos do eventual incidente.

As medidas de proteção passiva são aquelas incorporadas, desde a etapa de projeto, ao sistema construtivo e que reagem passivamente ao desenvolvimento do incêndio, de modo a não contribuírem com o crescimento e propagação do mesmo. Desse modo, facilitam tanto a fuga dos usuários do edifício quanto permitem o ingresso de pessoal treinado para as operações de combate e resgate. Já as medidas de proteção ativa são aquelas que entram em ação quando acionadas automaticamente e/ou manualmente. A essas estão vinculadas as provisões dos seguintes equipamentos e sistemas: equipamentos portáteis (extintores); Sistema de hidrantes e mangotinhos; sistema de detecção e alarme; sistema de iluminação de emergência; sinalização de emergência. (FDE, 2009, p. 10).

Em frente a isso, observa-se a importância de respeitar todos os regulamento e normas, pois a chance de acontecer uma tragédia se torna menor por conta dos procedimentos corretos adotados pela instituição, e as medidas de proteção tanto passiva quando ativa são as principais responsáveis em evitar maiores sinistros, deteriorações ou lesões, possibilitando assim menores danos tanto ao património quando ao indivíduo que esteja no local.

De acordo com FDE (2009, p. 09) “as medidas de proteção ativa constituem-se basicamente das instalações prediais, ou seja, instalações hidráulicas destinadas a hidrantes e mangotinhos e instalações elétricas destinadas à iluminação de emergência, bombas de incêndio e geradores, entre outros.” Assim sendo, percebe-se que essas instalações básicas são necessárias para o bom andamento e segurança da instituição de ensino, e tanto a medida de proteção passiva quanto a medida de proteção ativa contribuem para a proteção e prevenção de incêndio.

Geralmente, na maioria das vezes, existe uma articulação entre as medidas ativas e passivas, ambas se complementam. Assim sendo, observa-se esse complemento durante uma evacuação, em que o sujeito precisará de uma construção dimensionada para não ruir, meios de circulação e saídas devidamente demarcados, e sinalização que conduza o sujeito, além de um sistema de alarme e de iluminação de emergência que possa ajudar a encontrar a saída, isso, são medidas ativas.

Conforme FDE (2009, p. 19) “nas instituições de ensino é responsabilidade da escola coordenar as diversas ações necessárias ao pleno funcionamento dos sistemas e instalações de proteção contra incêndio existente na edificação provendo a participação de todos à prevenção e combate a incêndio.” Assim sendo, observa-se que essa responsabilidade não é apenas da direção da escola, existem outras pessoas responsáveis por todo esse processo e ações realizadas.

É de responsabilidade da escola

1. Coordenar as ações necessárias para a renovação do AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, bem como manter disponível e atualizada toda a documentação relacionada.

2. Realizar inspeções visuais periódicas e providenciar a contratação de empresas especializadas, quando necessário, para a manutenção dos equipamentos e sistemas de proteção contra incêndio

3. Manter afixado em quadro de avisos na administração da escola, lista com nomes dos integrantes da brigada de incêndio

4. Nomear pessoa responsável (e substituto, caso a primeira não esteja presente) pela garantia de desbloqueio das rotas de fuga do edifício

Fonte: FDE (2009, p. 19)

Diante dessas informações observa-se que cumprir um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), é muito importante para qualquer instituição de ensino, pois as ações de prevenção realizadas podem salvar vidas caso aconteça um incêndio. Além disso, essas responsabilidades se feitas periodicamente podem auxiliar caso venha ocorrer um incêndio na instituição.

O risco de incêndio em escolas depende diretamente da quantidade de fontes possíveis de ignição e da carga de incêndio presente nos ambientes, assim como dos riscos dessa ignição acontecer, seja acidentalmente ou por meio de ação humana. Em situações extraordinárias, essa carga de incêndio pode ser elevada, como é o caso da realização de eventos no ambiente (CPT, 2013, apud, PEREIRA, p.23).

À vista disso, é que se deve tomar todo o cuidado possível, e esse cuidado precisa ser constante, para que nenhum acidente de incêndio aconteça na escola, pois adotar esses procedimentos é zelar pelo bem comum de todos. Portanto, atenta-se as responsabilidades de prevenção e combate ao incêndio e tomar as medidas cabíveis para que essa proteção seja efetiva, é primordial para que nenhum incidente aconteça dentro da instituição de ensino por conta dos cuidados que se tem isso dentro da organização.

2 MATERIAL E MÉTODOS

Este trabalho fez parte do processo avaliativo do Curso Superior Tecnólogo em Segurança do Trabalho da Faculdade Centro Universitário CEUNI - FAMETRO. Foram utilizados para a elaboração do trabalho artigos científicos, livros, revistas e site que falavam sobre o assunto para fundamentar a pesquisa bibliográfica. A pesquisa ocorreu no decorrer do ano 2021.

Ao fazer a pesquisa percebe-se a importância de sua execução, pois a prática de se fazer um trabalho pode auxiliar no processo de aprendizagem do estudante. Segundo Gil (1946, p. 17) “pode-se definir pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos.” Assim sendo, percebe-se que ele está passando o passo a passo de uma pesquisa para que ela seja satisfatória, possibilitando uma interação maior de como que se executa uma um trabalho acadêmico e como ele pode ser primordial para a formação acadêmica de um profissional de pedagogia.

Para a elaboração do trabalho foram colhidas informações em obras de: Oliveira (2018) FDE (2009), Gil (1946), Pereira (2020). Foi por meio de suas obras que foi possível desenvolver o trabalho de acordo com o que era esperado, e diante de tudo o que foi feito, percebe-se que a pesquisa feita na internet foi muito importante para o andamento do trabalho, pois auxiliou significativamente em sua elaboração, possibilitando deste modo um trabalho capaz de servir de subsídio para outras pessoas que venham a tratar do mesmo assunto.

3 RESULTADOS E DISCURSÃO

Os recursos utilizados para a elaboração do trabalho foram concedidos com muita pesquisa por meio do computador, e internet, em que através deles foi possível acessar sites que abordavam a mesma temática e assim, pode-se retirar as informações necessárias para a pesquisa. Além disso, foi por meio das informações que foi possível entender todos os aspectos relacionados a incêndios, prevenção e normas a serem cumpridas para que haja segurança em uma instituição de ensino.

Deste modo, tendo todas as informações acerca da temática do trabalho, foi possível proporcionar a organização do trabalho e o encaminhamento do estudo e sua investigação, enriquecendo o projeto na sua totalidade. Assim, percebe-se a viabilidade de elaborar esta pesquisa, visto que o referencial teórico pode ser utilizado na prática.

Logo, percebe-se que foram poucos os recursos, porém suficiente para um entendimento de como é importante pesquisar acerca da temática: Plano de prevenção e proteção contra incêndio: a importância de plano de prevenção e proteção contra incêndio na escola, pois possibilitou compreender que as medidas a serem tomadas são de fundamental importância para a segurança de qualquer instituição de ensino. Além de serem necessárias e indispensáveis, portanto, percebesse que as medidas de prevenção devem ser tomadas e estar em constante manutenção para evitar qualquer incidente, e caso haja, que essas medidas possam auxiliar as vítimas do incêndio da melhor maneira possível, possibilitando deste modo que os indivíduos envolvidos possam ter chances de escapar ilesos do incêndio.

CONCLUSÃO

Ao refletir acerca da pesquisa e da temática abordada, percebe-se que tratar sobre o tema  pode contribuir para um aprofundamento do conhecimento prévio que tinha sobre o assunto, e proporcionou um entendimento maior acerca da área de atuação, conforme especificidade do curso, fazendo com que essa abordagem auxiliasse em minha formação. Através da problemática que propôs saber como a escola pode cumprir um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), foi possível desenvolver um referencial teórico capaz de demonstrar quais as medidas possíveis de serem incorporadas para cumprir esse plano.

Então, diante disso, conclui-se que as escolas são responsáveis por essas medidas e por coordenar ações que visem a prevenção do lugar para que nunca aconteça um acidente de incêndio. Além disso, a abordagem foi muito significativa e enriquecedora, pois possibilitou desenvolver uma pesquisa capaz de servir de modelo para outros acadêmicos que venham abordar a mesma temática em seus trabalhos.

Logo, percebe-se que ao tratar sobre o tema, o trabalho também tratou de vidas, pois por meio das informações contidas nele é possível ter noção de como esse assunto é relevante e precisa ser discutido para que todos possam entender que a prevenção não pode ser deixada para fazer quando for possível, e que esses procedimentos jamais podem esperar, pois coisas inesperadas como um incêndio acontece todos os dias, e é preciso estar preparado para quando isso acontecer, e principalmente quando se trata de uma escola onde tem-se crianças que podem entrar em pânico e acabarem sofrendo as consequências das inconsequências dos responsáveis da escola.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FDE. Manual de orientação a prevenção e ao combate a incendio nas escolas. São paulo. 2009. Disponível em http://file.fde.sp.gov.br/portalfde/Arquivo/DocRedeEnsino/ManualIncendio.pdf. Acessado em 04. out. 2021.

GIL, Antônio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

OLIVEIRA, S, Henrique Paulo, et al. A importância da segurança do trabalho no plano de prevenção e proteção contra incêndio. São Gonçalo. 2018. Disponível em http://revista.universo.edu.br/index.php?journal=2013EAD1&page=article&op=viewArticle&path%5B%5D=8497. Acesso em 04. out. 2021.

PEREIRA, Lacerda Erismá. Análise do Sistema de Segurança contra incêndio da escola estadual de ensino médio prefeito Joaquim Lacerda Leite de São José de Piranhas – PB. Cajazeiras. 2020. Disponível em https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/1454. Acessado em 04. out. 2021.

 


 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

Plano de prevenção e proteção contra incêndio: a importância de plano de prevenção e proteção contra incêndio na escola foi a temática escolhida para a pesquisa. Diante disso, a motivação para fazer esse trabalho se deu pela possibilidade de mostrar a importância dos procedimentos e medidas de proteção dentro de uma instituição de ensino. Desta forma, observa-se que a escola assim como os seus membros são responsáveis por tomar as medidas cabíveis para prevenção e proteção contra incêndio.

 A problemática da pesquisa foi elaborada com a seguinte pergunta: Como a escola pode cumprir um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI)? Pois, nota-se que talvez adotar um plano desse seja um grande desafio para muitas escolas. Assim, definida a problemática escolheu-se a o seguinte objetivo geral: Verificar a importância do plano de prevenção e proteção contra incêndio dentro de uma instituição de ensino. E como objetivos específicos: analisar como acontece a prevenção e proteção contra incêndio nas escolas e suas medidas preventivas; refletir acerca da importância de um plano de prevenção e proteção contra incêndio; reconhecer que toda e qualquer escola necessita de um plano de prevenção e proteção contra incêndio.

Para o desenvolvimento do trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica e através dela foi feita uma pré-leitura por meio de sites como: Google Acadêmico, Google etc. Através dessa primeira leitura foi feita uma seleção de obras para serem examinadas mais atentamente. Deste modo, no início do desenvolvimento do trabalho enfatizou-se a importância de um plano de prevenção e proteção eficaz contra incêndio nas escolas; e em segundo momento foram expostas as medidas de proteção passiva e ativa, proteções essas de grande relevância, pois por meio delas é possível salvar vidas.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ana Cláudia Lima Silva

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos