Plantas solares estão crescendo em fazendas
19 de agosto de 2017, pelo contribuinte convidado, Jeremy Deaton - CleanTechnica.
Se os Estados Unidos quiserem chutar seu hábito de carvão, ele precisará instalar muito mais energia solar. Isso levanta uma questão importante: onde todos esses painéis devem residir?
Eles sempre poderiam se instalar em um estado montanhoso.
Cada vez mais, as empresas de energia solar estão trabalhando com os agricultores para instalar painéis solares em suas terras. Os arranjos fotovoltaicos são decididamente de baixo impacto, o que significa que os agricultores podem continuar a criar gado ou cultivar culturas em terras cobertas de painéis solares.
Muitos agricultores estão se voltando para a energia solar para reduzir os custos de eletricidade. Um produtor de limão e abacate na Califórnia confia em dois arrays fotovoltaicos para salvar a empresa com meio milhão de dólares por ano. Equipes menores estão usando painéis solares localmente para alimentar cercas elétricas, poços, sistemas de irrigação e outros equipamentos. Isso ajuda os agricultores a economizar dinheiro com o custo de construir linhas de energia para levar eletricidade para partes remotas de suas fazendas. A nível nacional, cerca de 8 000 fazendas geram energia solar no local.
Muitos estão arrendando seus campos para desenvolvedores de energia solar que precisam de terras planas, sem árvores e outras obstruções. Esta prática tornou-se tão popular que a Associação das Indústrias de Energia Solar publicou um guia para proprietários de terras. Recentemente, o ex-presidente Jimmy Carter entrou no ato. Ele criou uma matriz solar comunitária em sua fazenda de amendoim da Geórgia, quase 40 anos depois de instalar painéis solares na Casa Branca.
Em algumas partes do Sul, os arrays solares provaram ser mais lucrativos para os agricultores do que as culturas comerciais, como o algodão, a soja e os amendoins, que viram os preços em queda nos últimos anos. Na Carolina do Norte, as empresas de energia solar pagam aluguel de até US $ 1.400 por acre, o que é muito mais do que o que a maioria dos agricultores poderia ganhar com o cultivo de plantas ou a criação de gado.
"Não existe uma única safra que possamos ter crescido naquela terra que geraria a renda que obtivemos da fazenda solar", disse à Bloomberg Dawson Singletary, um produtor de tabaco da Carolina do Norte . Singletary alugou parte de sua terra para um desenvolvedor solar local. Ele diz que a renda o ajudou a manter sua fazenda.
Assim como a energia solar pode ser uma benção para as operações agrícolas, os agricultores podem ajudar a manter os arrays solares on-line. Uma empresa de energia solar do Texas contratou um criador para implantar dezenas de ovelhas para cortar a grama em uma instalação perto de San Antonio. Os painéis geram energia e fornecem sombra às ovelhas, e as ovelhas mantêm a grama crescendo tão alto que obscurece o painel. As ovelhas são particularmente bem adaptadas a esta tarefa porque, ao contrário das cabras, elas não mordem os cabos nem escalam no topo dos painéis.
Uma empresa solar do Reino Unido simplesmente criou a terra sob seus projetos disponíveis para pastagem. "Estou muito feliz por poder continuar pastando meu gado dentro dos mesmos campos entre as fileiras de painéis", disse um produtor de ovelhas de uma instalação em Cornwall. "Minhas ovelhas mantêm o site fantástico e impedem qualquer sombreamento excessivo dos painéis". A empresa também plantou flores silvestres em torno da instalação para suportar abelhas.
Outros fizeram o mesmo. Um produtor de mel de Minnesota instalou mais de uma dúzia de colméias em uma instalação solar próxima e plantou flores silvestres e outras plantas favorecidas por polinizadores sob os painéis. Rob Davis, do grupo de defesa da energia limpa Fresh Energy, convenceu os apicultores a configurar as colméias na instalação.
Como Davis disse à National Geographic , "percebemos que o Minnesota rural e as áreas rurais do país precisavam ser capazes de ver que eles se beneficiariam dessa transição para energia limpa".
O ARTIGO FOI ÚTIL?
PARA SABER MAIS NOTÍCIAS DO MUNDO SOLAR, SIGA-ME:
No meu Blog, deixando seu email, sem compromisso, para ler seu conteúdo.